Visão aérea de enchente em Porto Alegre no dia 08 de maio de 2024 — Foto: Nelson Almeida/AFP
O nível do Guaíba, que transbordou e inundou Porto Alegre nos últimos dias, teve uma leve alta na madrugada de domingo (12) e atingiu 4,64 metros, com a chuva intensa que caiu em Porto Alegre, conforme medição da Agência Nacional de Águas (ANA). Nos últimos dias, o lago apresentava recuo, após atingir a marca histórica de 5,33 metros.
Na tarde de sábado (11), o lago havia atingido 4,57, o menor nível desde o início da enchente. À noite, o nível começou a subir. Veja no gráfico abaixo.
Segundo medição do Cemaden, choveu entre 25 e 30 mm em Porto Alegre durante a madrugada. A cidade segue em alerta de chuva forte até segunda (13).
O RS chegou ao número de 136 mortos em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. No boletim da Defesa Civil divulgado de sábado, o estado ainda contabilizava 125 desaparecidos e 756 feridos.
Mais de 441 mil pessoas estão fora de casa. Desse total, são 71,3 mil pessoas em abrigos e 339,9 mil pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos). Do total de 497 municípios gaúchos, 447 relataram problemas decorrentes da chuva. A situação afeta 1,95 milhão de pessoas.
Com a volta da chuva no fim de semana, especialistas afirmam que o lago tem "possibilidade de repique podendo retornar a marca dos 5 metros". O cenário pode ser prejudicado caso o vento que sopra do sul se confirme, elevando o lago em cerca de 20 centímetros.
"Com essas chuvas, a gente tende a voltar acima dos 5 metros. Provavelmente, em limiares, que a gente já atingiu ali entre 5 metros, 5,30 metros", afirma Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação do governo do RS.
Vista aérea das ruas completamente alagadas no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, 06 de maio de 2024, em razão do transbordamento do Lago Guaíba. — Foto: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO