Imagens aéreas mostram Canoas inundada durante enchente no RS
Onze bairros de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram evacuados por determinação da prefeitura da cidade por causa das enchentes causadas pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul. Mais de 50 mil pessoas vivem em áreas de risco no município e 15 mil foram levadas para um dos 55 abrigos abertos no município.
Canoas inundada durante enchente no Rio Grande do Sul — Foto: Globo/Reprodução
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 95 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (8) ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 128 desaparecidos e 372 feridos. Mais de 225 mil foram expulsos de casa.
O volume de chuvas foi de 301,8 milímetros nos últimos dias na cidade – mais do que a soma das médias de abril e maio. A cidade é banhada pelos rios dos Sinos, Gravataí, e a água avançou sobre 60% da cidade, atingindo toda a Região Oeste até a Rua Brasil, no Centro (veja o vídeo acima). A estimativa da prefeitura é de que mais de 180 mil pessoas tenham sido atingidas no município. A cidade tem 347.657 habitantes, segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – mais da metade dos moradores sofreu prejuízos de alguma forma.
O Hospital de Pronto Socorro precisou ser evacuado. Os pacientes foram transferidos para outros locais.
Canoas inundada durante enchente no Rio Grande do Sul — Foto: Globo/Reprodução
A enchente fez o trânsito ser completamente obstruído em vários pontos do município. Muitas pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas de barco. Uma mulher esperou cerca de 30 horas para ser resgatada.
"Meus filhos tão em segurança na casa de parentes. Eu fiquei com o meu marido para erguer algumas coisas, mas não teu tempo, foi muito rápido", disse.
Imóveis e carros estão submersos. A Avenida Guilherme Schell, uma das principais da cidade, às margens da BR-116, virou um "porto" improvisado, onde barcos eram retirados a reboque para navegar pelas ruas alagadas.
Canoas alagada durante enchente no Rio Grande do Sul — Foto: Globo/Reprodução