Por g1 RS e RBS TV


Leandro da Rosa Braz, recapturado após 4 meses foragido após não voltar para a prisão depois da saída temporária no Natal — Foto: Polícia Civil/Reprodução

A Polícia Civil recapturou, na manhã desta sexta-feira (12), um homem de 30 anos que era procurado há quatro meses após não voltar para a prisão depois da saída temporária de Natal em dezembro de 2023 na cidade de São Pedro do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. Ele foi localizado na casa de parentes em Tupanciretã, na mesma região.

De acordo com a Polícia Civil, o nome do homem é Leandro da Rosa Braz. Em dezembro, ele havia recebido o benefício da saída temporária devido ao Natal. No entanto, não voltou para a prisão como a legislação exige. O g1 procura a defesa dele.

Testemunhas denunciaram à polícia que viram ele em três cidades (São Pedro do Sul, Toropi e Quevedos) invadindo residências. Ele teria furtado, entre outros bens, uma arma de fogo e um celular. Além disso, é suspeito de colocar fogo em uma dessas casas, que fica na localidade de Cerro Baltazar, entre São Pedro do Sul e Toropi.

Vídeos divulgados na época no início do ano mostram o homem rondando residências, armado. Veja abaixo. Um cerco foi montado para tentar recapturá-lo.

"Ao ver-se acuado, tentou, armado com um revólver, roubar um veículo, mas, como o motorista não parou, efetuou um disparo que acertou a cabeça do motorista. O veículo capotou, sendo o motorista socorrido ao Hospital Universitário de Santa Maria em estado grave. Na semana seguinte, a vítima teve alta, restando, porém, com a perda de audição de uma orelha e a perda de um olho", conta o delegado Sandro Meinerz, responsável pela 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Homem preso nesta sexta invadiu casas durante fuga em São Pedro do Sul, no RS

Homem preso nesta sexta invadiu casas durante fuga em São Pedro do Sul, no RS

Mais de 20 policiais estão envolvidos nas buscas em São Pedro do Sul por homem que fugiu da prisão ao não voltar do indulto de Natal — Foto: Reprodução/RBS TV

A investigação da polícia indica que, desde janeiro, Leandro passou pelo interior de Toropi, Quevedos e Tupanciretã, além de Cruz Alta. Por fim, no último fim de semana, Leandro voltou a Júlio de Castilhos e Tupanciretã, onde foi preso novamente.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a participação de outras pessoas na ajuda ao homem. Elas devem ser indiciadas por favorecimento pessoal.

Leandro tem antecedentes criminais por tentativa de homicídio qualificado, roubo majorado, furto qualificado, incêndio qualificado, desacato, dano qualificado, posse irregular de arma de fogo, associação criminosa, ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência.

Ele deve retornar para a prisão em uma cidade no Centro do RS.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!