Chuva derruba galpão em Santa Clara do Sul — Foto: Zique - Santa Clara online/Divulgação
Um temporal provocou estragos, no final da tarde de sábado (17), em cidades do Vale do Taquari. Foram cerca de 30 minutos de chuva. A precipitação somada ao forte vendaval foi suficiente para um galpão de 300 metros quadrados desabar na comunidade de Chapadão, no interior de Santa Clara do Sul.
A chuva também causou alagamentos e destelhou casas na região. Apesar dos transtornos, não houve feridos.
Na mesma localidade, a força do vento ainda danificou quatro veículos e uma moto. De acordo com a prefeitura de Santa Clara do Sul, o prejuízo estimado é de R$ 90 mil.
Chuva forte derruba galpão em no Vale do Taquari — Foto: Zique - Santa Clara online/Divulgação
Em Marques de Souza choveu cerca de 100 milímetros em meia hora, ocasionando o destelhamento de casas e de um quiosque no centro do município.
O prédio do executivo municipal também foi afetado. Devido ao nível elevado de chuva, a calha do local não deu vazão e acabou alagando parte do prédio. Na mesma cidade, uma unidade básica de saúde e uma Escola Municipal de Educação Infantil também sofreram com alagamentos.
A assessoria da prefeitura de Marques de Souza informou que não houve feridos.
Temperaturas
As temperaturas para segunda-feira (19), em Porto Alegre, variam entre 29°C e 21°C, segundo o boletim da Climatempo.
Já em Passo Fundo, na região Noroeste, as temperaturas oscilam entre 28°C e 18°C. Em Pinheiro Machado, na Serra, os registros podem variar entre 25°C e de 16°C na segunda-feira.
Instabilidade permanece em partes do RS
Pontos do RS com instabilidade na segunda-feira (19) — Foto: Pedro Piegas/PMPA
Conforme monitoramento da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), instabilidades devem persistir na segunda-feira (19) em pontos do RS.
Por conta da presença de um ciclone subtropical em alto mar, pode haver aumento de nebulosidade na metade Leste do estado, com ventos variando entre 40 km/h e 55 km/h.
Nas porções Noroeste, Norte e no Centro há chance de chuva, pontualmente forte e com eventual queda de granizo.
Nas demais áreas, a possibilidade é de chuva moderada com trovoadas, segundo informa a SEMA-RS.
O cenário de instabilidades deve mudar somente na terça-feira (21), com sol predominando em boa parte do Rio Grande do Sul.