Por Redação, g1 RS


Governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, e Eduardo Leite, governador eleito — Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini

O atual governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), irá ocupar a direção do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a partir de 2023. O anúncio foi feito pelo governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), nesta terça-feira (20).

"Ranolfo é um servidor público qualificado, com visão abrangente, aperfeiçoada pela experiência singular como governador", comentou Leite, nas redes sociais.

Ranolfo irá ficar no lugar de Leany Lemos, ex-secretária do Planejamento no governo Leite. O governador também deve assumir a presidência do banco em 2024, ano em que o RS indica o comando da instituição no rodízio entre os estados integrantes.

"Quero seguir contribuindo, emprestando ao banco uma visão próxima da realidade, conectada com as necessidades e os avanços do estado. Ao mesmo tempo, na condição de ex-governador, seguirei colaborando com o projeto político e administrativo liderado pelo Eduardo", disse Ranolfo.

Ranolfo Vieira Júnior assumiu o governo do estado em março de 2022, após a renúncia de Eduardo Leite. Ainda como vice-governador de Leite, o político foi secretário da Segurança Pública do RS. Antes da carreira política, ele foi delegado, além de chefe da Polícia Civil do RS entre 2011 e 2014.

Impossibilitado de concorrer nas eleições deste ano, a não ser para uma eventual reeleição, Ranolfo tinha o futuro político incerto após a vitória de Leite.

O BRDE foi fundado em 1961 por RS, Santa Catarina e Paraná. O banco promove financiamentos de longo prazo para investimentos. Sediado em Porto Alegre e com agências em Florianópolis e Curitiba, o BRDE tem 469 funcionários.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!