Professora Lucia Pellanda é reitora da UFCSPA desde 2017 — Foto: UFCSPA/Divulgação
A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Pellanda, seguirá à frente da instituição até 2025, cumprindo mais um mandato de quatro anos. A confirmação saiu na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), em documento assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Pellanda, que é professora e médica, assumiu como reitora da instituição em 2017.
A posse do novo mandato ocorre no dia 30 de março, com transmissão pela internet. O evento também irá confirmar a professora Jenifer Saffi como vice-reitora, outros seis docentes como pró-reitores e um chefe de gabinete.
Lista tríplice
Pellanda encabeçou a listra tríplice enviada pelo Conselho Universitário ao governo federal após vencer a consulta feita na comunidade acadêmica. Ela enfrentou uma chapa concorrente.
A escolha de Bolsonaro pela primeira colocada destoa de decisões tomadas recentemente. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o presidente escolheu professores menos votados pelos membros das instituições, o que é permitido pela Constituição.
Perfil
Lucia Campos Pellanda é formada em Medicina pela UFRGS desde 1991. Especialista em pediatria e cardiologia, a professora também atua na área de epidemiologia e se tornou uma das referências nos estudos sobre a pandemia de Covid-19 no estado.
A UFCSPA foi fundada em 1961, como Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. A instituição foi federalizada em 1980, ainda focada em medicina.
A partir de 2004, houve uma ampliação da oferta de cursos, culminando com a transformação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em universidade federal no ano de 2008.
Hoje, a UFCSPA oferece 16 cursos de graduação na área da saúde. A instituição tem mais de 4,5 mil alunos matriculados entre graduação e pós-graduação, com a atuação de 376 professores e 216 técnicos.
Sede da UFCSPA em Porto Alegre — Foto: UFCSPA/Divulgação