Presos ficam locados dentro de viaturas em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre
As delegacias de plantão de Porto Alegre voltam a acumular presos em viaturas. Na noite deste domingo (21), até as 18h30, eram 12 detentos em carros policiais em frente ao Palácio da Polícia, onde fica a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Ao menos três deles relataram estar nessa situação há cinco dias. Nas celas do prédio, estavam outros nove presos.
Na 3ª DPPA, que fica no bairro Navegantes, na Zona Norte da Capital, havia outros 12 detentos em viaturas, além dos cinco detidos em celas da delegacia.
Presos estão algemados em viaturas por falta de vagas em presídios de Porto Alegre
Policiais militares monitoram os presos e acabam deixando de fazer o policiamento nas ruas. Em frente ao Palácio da Polícia, havia cinco PMs pela manhã. Na 3ª DPPA eram quatro.
Pouco depois das 9h30, os presos receberam pães para o café da manhã. Um dos detentos tem tuberculose. Os policiais também os acompanham nas idas ao banheiro.
Presos recebem pão no café da manhã — Foto: Josmar Leite/RBS TV
A Superintendência de Serviços Penitenciários diz que tenta vagas no sistema prisional.
No fim da manhã, a capitã Martha Richter, oficial de serviço do Comando de Policiamento da Capital (CPC), esteve no Palácio da Polícia. Ela levou um mapeamento das vagas disponíveis para tentar providenciar os encaminhamentos.
Conforme o governo estadual, o déficit no sistema prisional do Rio Grande do Sul supera 13 mil vagas.
De acordo com a capitã, 13 PMs estão envolvidos em custódias nesta manhã de domingo, com cinco ou seis guarnições a menos nas ruas.
"Esta não é uma situação nova, ela se repete há alguns anos e traz prejuízos não só à BM [Brigada Militar], mas também à PC [Polícia Civil] e à Susepe. Acabamos nos envolvendo em funções que não são nossas. Mas fazemos num sentido de parceria para tentar amenizar o problema", diz.
Policiais monitoram presos em viaturas em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre — Foto: Josmar Leite/RBS TV
Vans da BM com presos na 3ª DPPA — Foto: Josmar Leite/RBS TV
Presos em delegacias na Região Metropolitana no domingo
DPPA de Canoas
- 13 presos
DPPA de Novo Hamburgo
- 8 presos
DPPA de São Leopoldo
- 10 presos
DPPA de Alvorada
- 10 na presos
DPPA de Viamão
- 7 presos
DPPA de Gravataí
- 9 presos