Por G1 RS


Eduardo Leite já anunciou o nome de cinco secretários do novo governo. — Foto: Júlia Soares/Divulgação

O governador eleito do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (10) mais três nomes de secretários que assumem a partir de janeiro de 2019. O atual subprocurador para Assuntos Jurídicos da PGE-RS Eduardo Cunha da Costa será o novo Procurador-Geral do Estado, Leany Lemos será a secretária de Planejamento do governo de Eduardo Leite e a jornalista Tânia Moreira foi anunciada como secretária da Comunicação.

“São secretarias estratégicas porque afetam todo o governo, por ter vem uma atuação em conjunto com outras pastas", disse o governador eleito.

O anúncio foi confirmado nas redes sociais pelo futuro vice-governador, Ranolfo Vieira Jr.

Nomes anunciados nesta segunda:

Eduardo Cunha da Costa, novo Procurador-Geral do Estado, é formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é doutorando em direito pela Universidade de Roma, na Itália. Tem experiência em direito administrativo e direito processual civil.

“Observei nele a juventude e, ao mesmo tempo, o preparo. Com intensa atuação, já é procurador-geral adjunto, o que revela a capacidade técnica e política na condução da procuradoria”

Leany Lemos, a nova secretária de Planejamento, é professora e concorreu ao Senado como primeira suplente da senadora eleita Leila do Vôlei (PSB), nas eleições de 2018. É ex-chefe de Planejamento, Orçamento e Finanças, no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), no Distrito Federal. Foi servidora do Senado por mais de 20 anos, assessora nos gabinetes de Darcy Ribeiro, Roberto Freire (PPS) e de Cristóvam Buarque. É pós-doutorada em ciência política na universidade de Oxford, na Inglaterra e professora colaboradora na Universidade de Brasília (UnB).

"Conversei com economistas que observaram esses desempenhos e me apresentaram a Leany como uma técnica respeitada, que já é servidora pública e que, além de ter o respaldo técnico, está com muita disposição para participar deste projeto”.

Tânia Moreira, secretária de Comunicação no governo de Leite, trabalhou na campanha eleitoral do prefeito Nelson Marchezan, foi secretária de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre de janeiro a setembro de 2017 e coordenadora de Programação da TVE.

“Pela relação que estabelecemos, as relações que ela possui com a imprensa, naturalmente se estabeleceu como um nome para a Comunicação. Estou muito seguro que temos nela alguém com capacidade de gestão e respaldada tecnicamente”

Outros anunciados:

Eduardo Leite já havia anunciado Otomar Vivian para a Casa Civil. Com mais de 30 anos de vida pública, Otomar Vivian, graduado em Educação Física, iniciou sua carreira como professor na rede pública estadual em 1976. Foi secretário geral e prefeito de Caçapava do Sul, além de secretário da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul. Ocupou o cargo de diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Marco Aurelio Santos Cardoso, que vai ocupar a Secretaria da Fazenda, foi o primeiro nome anunciado. É superintendente de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde novembro de 2016. Formado em economia, ele é concursado desde 2003. Foi responsável por diversas operações de mercado de capitais do BNDES na área de renda fixa, chegando a chefiar o Departamento de Mercado Internacional da instituição até 2009.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1