A previsão de chuva a partir desta quarta-feira (14) depois da trégua na terça (13) mantém o alerta para o Rio Grande do Sul, mas a tendência é de que o nível do Guaíba siga baixando, mesmo com o retorno da precipitação, que pode ocorrer em grandes volumes em algumas regiões.
É o que aponta o sistema Metroclima, da Prefeitura de Porto Alegre. Às 7h desta quarta, a medição do nível do Guaíba estava em 2,65 metros acima do normal no Cais Mauá, ou seja, 24cm abaixo do pico atingido na segunda-feira (12) e 12cm abaixo da noite de terça.
De acordo com o instituto, o que pode interferir na tendência de baixa do Guaíba são as condições atmosféricas, começando pelo vento, que tende a ser fraco a moderado. Pode ser registrado aumento da força na segunda metade de quinta-feira (15) até domingo, com algumas rajadas na sexta (16), porém o Metroclima aponta que não se espera uma condição de maior risco.
Os volumes previstos para Porto Alegre e Região Metropolitana, segundo o Metroclima, não são muito altos. No Centro do estado, os volumes devem ser maiores (50 a 100 milímetros em algumas cidades).
Os novos volumes de chuva chegariam pela vazão à área de Porto Alegre na semana que vem, com perspectiva do Guaíba mais baixo do que os níveis atuais. Dessa maneira, o Metroclima não projeta nterferência significativa no Guaíba até o fim desta semana.
Cheia persiste
(Foto: Manoel Soares/RBS TV)
Mesmo que o Guaíba siga baixando, a cheia que atinge diversas localidades deverá persistir, devido ao alto nível que as águas alcançaram após a chuva excessiva.
O nível do Guaíba deve se manter acima da cota de alerta de 2,10 metros, o que pode ocasionar alagamentos na região das ilhas - que já sofre com a enchente - até o fim desta semana.
O sistema da prefeitura da capital pede atenção para a próxima semana, mesmo que nesses próximos dias a cheia ceda, principalmente porque a previsão indica novo evento de chuva extrema no estado nos próximos 15 a 30 dias.
Por medida de segurança, 13 das 14 comportas de Porto Alegre seguem fechadas. Os portões de ferro evitam um possível avaço das águas do Guaíba para a cidade.
Chuva atinge quase 50 mil moradores no estado
Em todo o estado, o número de desabrigados em função da chuva na última semana diminuiu de cerca de 4,1 mil para pouco mais de 3 mil, segundo boletim divulgado no fim da tarde de terça pela Defesa Civil, em relação aos dados do final da manhã. No entanto, o mau tempo segue afetando 49.228 pessoas de 57 cidades.
Ao todo, cerca de 8,5 mil pessoas tiveram de sair de casa por causa das inundações. Além dos 3.039 desabrigados, que estão em locais públicos, há 5.473 desalojados, que foram para residências de amigos ou familiares.