Estudantes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) protestaram nesta quinta-feira (11) contra a desocupação do prédio do campus 3 em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. A desapropriação foi decretada pela prefeitura do município, que pretende construir um centro de eventos e uma nova sede para a Câmara de Vereadores no local, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
Nesta quinta, estudantes foram até o Executivo cobrar explicações do prefeito. “A construção do centro de eventos é para uma capacidade de 1,5 mil a 1,8mil pessoas. Isso daria quase todo o espaço físico que a Urcamp tem lá hoje no campus 3”, diz o representante dos estudantes, Marlon de Campos.
Segundo prefeito Roque Montagner (PT), a desapropriação não vai prejudicar o andamento dos cursos sediados no prédio. “Esses cursos, os três campi podem atender sem inviabilizar qualquer curso”, afirma. A prefeitura ainda diz que a desapropriação servirá para abrigar a nova Câmara de Vereadores. “Ela precisa crescer e nós precisamos de um espaço mais acessível”, complementa Montagner.
Os vereadores, porém, dizem que não concordam com a decisão. “É consenso que a maioria dos vereadores é contra qualquer desapropriação, principalmente de uma escola”, diz o presidente da Câmara de Vereadores de São Gabriel, Marcos Paulo Vieira (PSDB).
Após emitir o decreto, a prefeitura tem até cinco anos para desapropriar o prédio, que hoje recebe 220 estudantes dos cursos de educação física, técnico em enfermagem e ensino médio. A universidade diz que vai recorrer da decisão. “Nossa procuradoria jurídica em Bagé está fazendo as tratativas, juntando a documentação. A gente vai trabalhar para a impugnação desse decreto”, diz o pró-reitor do campus, Júlio Otaran.
A Urcamp é uma universidade particular. Por causa de dívidas, em 2012 a universidade aceitou que o município se apropriasse dos prédios para que não fossem leiloados. Mas hoje a direção afirma que a dívida foi negociada e que não tinha conhecimento do decreto da prefeitura.