A prometida revitalização do Cais Mauá não ficará pronta a tempo da Copa do Mundo, mas pelo menos porto-alegrenses e turistas poderão experimentar um aperitivo de como será o complexo no futuro. Durante o Mundial, armazéns repaginados vão abrigar diversas atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento e serão ponto de encontro para assistir jogos.
Em parceiria com uma produtora da capital, a empresa responsável pela revitalização do cais do porto investiu mais de R$ 1 milhão para garantir o evento, que será montado no Pórtico Central e nos Armazéns A e B. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 2 mil pessoas circulem pelo local diariamente durante a Copa.
- Exército apresenta militares que
atuarão durante a Copa no RS - Pedestres terão acesso limitado no
entorno do Beira-Rio durante Copa - A 26 dias da Copa, local da Fan
Fest no RS passa por obras no solo - Copa do Mundo vai mobilizar
cerca de mil policiais federais no RS - DJs franceses são atração no dia
do jogo entre França e Honduras no RS
“Todo projeto será uma espécie de pré-estreia do que será efetivamente oferecido ao público a partir da revitalização de toda aquela área”, diz André Albuquerque, diretor presidente da Cais Mauá do Brasil S.A, sobre o projeto chamado “Embarcadero”.
Desde 2013, o Cais Mauá está fechado para a reforma. As obras de revitalização de 11 armazéns tombados pelo patrimônio histórico começaram na segunda quinzena de novembro. O projeto de restauração prevê a recuperação dos pavilhões para a instalação de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, além da construção de três prédios comerciais e de um shopping center, próximos à Usina do Gasômetro. O investimento tiotal chega a R$ 500 milhões.
O pórtico central do cais será iluminado e terá como objetivo apresentar à comunidade a maquete dos armazéns com o projeto de revitalização. A ideia é tornar o ponto a entrada para os demais espaços, permitindo que todos visitantes conheçam o projeto do novo empreendimento. Entre o pórtico e o Guaíba será montado um belvedere para quem quiser admirar o pôr do sol. Ali também funcionará o Café Mirante.
Os eventos de entretenimento, como festas e feiras culturais e gastronômicas, ficarão concentrados à beira do Guaíba. Conforme os organizadores, o local contará com uma estrutura de lounges e arquibancadas para a transmissão dos principais jogos da Copa. Estão previstos festas temáticas e shows de nomes como Buchecha, Fica Comigo e Samba de Santa Clara. A programação completa será divulgada no início de junho.
Já os armazéns A e B irão abrigar as atrações de lazer e cultura. A Feira de Agricultura Familiar, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, oferecerá aos visitantes produtos coloniais e artesanais. A intenção é apresentar aos visitantes a cultura regional gaúcha e incentivar o setor primário por meio da exposição de agroindústrias familiares e artesãos rurais.
Albuquerque explica que as atividades previstas não irão prejudicar o andamento da revitalização do Cais Mauá e vão permitir que a comunidade e os turistas tenham acesso ao empreendimento. “É uma excelente oportunidade para aproximar a comunidade do projeto de revitalização do Cais Mauá”, complementou.
Conforme a empresa que assumiu o empreendimento, as obras de revitalização serão interrompidas durante o Mundial. A previsão para entrega de todas as etapas da revitalização (reforma dos armazéns, construção do centro de eventos, shopping center e hotel) é 2018.