A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltou atrás e autorizou a entrada de candidatos nas salas de aula com até 20 minutos de atraso no segundo dia de vestibular nesta segunda-feira (6), em Porto Alegre. No domingo (5), quando houve tolerância de 15 minutos em razão de complicações no trânsito, o reitor Carlos Alexandre Netto havia descartado repetir a medida. No entanto, acidentes e congestionamentos atrapalharam novamente os estudantes no começo da manhã.
Segundo a assessoria de imprensa da UFRGS, os 20 minutos de tolerância foram estendidos a todos os locais de provas, não somente aos mais prejudicados, como a Fapa e o Campus do Vale, na capital. Integrantes da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) conversaram com agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sobre as ocorrências e ficou constatado que diversas parte da cidade estavam com o trânsito lento em função de acidentes.
Candidata quase perdeu as provas
Uma das beneficiadas pela medida foi a estudante Juliete Costa Rodrigues, de 21 anos, que tenta uma vaga em medicina pela quarta vez. Moradora de Alvorada, na Região Metropolitana, ela diz que saiu de casa às 6h20 e chegou pouco depois das 8h30 ao Colégio Rosário, na capital, quando os portões já estavam fechados.
(Foto: Rafaella Fraga/G1)
A mãe da jovem entrou em desespero ao pensar que a filha ficaria do lado de fora. Sentou-se no chão, cobriu o rosto e chorou. "Eu sei o esforço da minha filha. Ela não saiu de casa o ano inteiro para estudar", repetia Margarete. Mas logo em seguida os portões foram reabertos para quem havia ficado trancado no trânsito.
"Eu estou calma, a mãe que fica nervosa. Não dá para desistir", declarou Juliete, antes de entrar para fazer as provas de redação e língua portuguesa. Antes de chegar ao colégio, já percebendo que se atrasaria, ela ainda tentou entrar em outra escola, na Zona Norte da capital, mas não foi autorizada.
Conforme a EPTC, dois ônibus tiveram pane mecânica entre 8h e 8h30, um deles na Avenida Protásio Alves, perto da Rua Daniel Betts, no sentido bairro-centro, e outro na Avenida Bento Gonçalves, perto do acesso ao Campus do Vale, no sentido Viamão-Porto Alegre.
O vestibular da UFRGS
Os portões dos locais de prova são abertos às 8h, com início da prova marcado para as 8h30. Os alunos têm 4h30 de prazo para responder a 25 questões de múltipla escolha de cada disciplina, além de passarem as respostas para a folha ótica. Os candidatos só poderão sair das salas após transcorridas duas horas do início da prova.
Para realizar os exames, é preciso apresentar documento original de identidade com foto. A folha de respostas deve ser preenchida com caneta esferográfica azul ou preta. Lápis e borracha só no rascunho. É permitido levar uma garrafa transparente de água ou refrigerante sem rótulo. E é proibido usar boné ou chapéu. Não será permitido, também, o uso de telefone celular ou aparelhos eletrônicos, que não devem ser trazidos pelo candidato.
Na terça-feira (7), serão aplicadas as provas de biologia, química e geografia. O vestibular chega ao fim na quarta-feira (8) com os testes de história e matemática. São 42.045 inscritos na disputa por 5.461 vagas oferecidas pela instituição em 2014 em 89 cursos superiores.
Os gabaritos preliminares serão divulgados às 17h de cada dia no site do Vestibular 2014. As médias das notas e os índices de abstenção serão disponibilizados no dia posterior ao da aplicação de cada prova.
- Datas das provas
05/01/2014 - Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna.
06/01/2014 - Língua Portuguesa e Redação.
07/01/2014 - Biologia, Química e Geografia.
08/01/2014 - História e Matemática.
- Locais das provas
Bento Gonçalves: 6 escolas; 2.861 candidatos
Imbé/Tramandaí: 5 escolas; 1.471 candidatos
Porto Alegre: 52 escolas; 37.713 candidatos
Total: 63 escolas; 42.045 candidatos