A Prainha do Gasômetro foi tomada por cerca de 100 mil pessoas pessoas que esperavam a chegada de 2014 na tradicional festa de virada de ano em Porto Alegre. Um recorde, segundo a Brigada Militar e Secretaria Municipal da Cultura. Shows musicais de Nenhum de Nós, Papas da Língua e Banda da Saldanha animaram o público. Exatamente à meia-noite, os olhares se voltaram para três balsas que foram posicionadas a cerca de 200 metros da orla, dentro do Guaíba, de onde foram lançados fogos de artifício de dentro de embarcações.
Gasômetro (Foto: Vinicius Rebello/G1)
As pancadas de chuva que caíram durante toda a terça-feira (31) em Porto Alegre afastaram um pouco o calor dos últimos dias. Com o tempo bom e a temperatura agradável, a festa foi perfeita. No ano passado, um temporal provocou estragos. Com o vento, partes da estrutura do palco voaram e pessoas ficaram feridas. Desta vez, São Pedro colaborou para a festa.
Segundo o Major Érico, da Brigada Militar, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada, apesar do recorde de público. Brigada Militar, Guarda Municipal e uma empresa de segurança privada contratada especialmente para o evento garantiram a segurança das milhares de pessoas que tomaram a orla.
Prainha do Gasômetro (Foto: Vinicius Rebello/G1)
Para garantir um bom lugar para acompanhar os shows musicais e a queima de fogos, a família de Valdecir Machado chegou às 14h à Prainha do Gasômetro. Segundo eles, os primeiros a chegar. Para não perder o melhor da festa, guardaram as bebidas alcoólicas para beber somente após o anoitecer.
"Escapamos da chuva que caiu no início da tarde. Ficamos a tarde inteira curtindo o sol, a movimentação aqui na Prainha do Gasômetro. Mas esperamos para começar a beber mais tarde", brinca Valdecir.
esperar 2014 (Foto: Vinicius Rebello/G1)
Para a família de Vanice Loose, passar a virada do ano no Gasômetro já é uma tradição. É a quarta vez que ela prestigia junto com familiares a festa preparada pela Prefeitura de Porto Alegre. Apesar de improvisada, a ceia de ano novo foi caprichada. Vanice trouxe de casa pizza, porco assado, salgadinhos de festa, uva, água, champagne e cerveja.
"Eu desejo muito trabalho e amor para 2014. Com trabalho eu consigo dinheiro e com amor tudo se completa. É isso que eu desejo", disse ela enquanto dançava junto com a filha Juliana, que deseja passar no vestibular da UFRGS e tirar a carteira de motorista no ano que está começando.
terminou em carnaval (Foto: Vinicius Rebello/G1)
A primeira banda a se apresentar foi o Nenhum de Nós. Os Papas da Língua se apresentaram em seguida e encerraram o show faltando pouco para a virada de ano.
Já nos primeiros minutos do ano de 2014, depois da queima de fogos que encantou o público na Prainha do Gasômetro, a Banda da Saldanha subiu ao palco e colocou o povo para sambar.
O último show da noite foi uma prévia do carnaval que está por vir. A próxima festa popular no Brasil começa no início de março.