Por Caíque Rodrigues, g1 RR — Boa Vista


Praça Central de São Luiz, onde há um letreiro com o nome da cidade — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Luiz, ao Sul de Roraima, denuncia que a prefeitura da cidade ainda não pagou nenhuma parcela do 13º salário aos servidores. O prazo para o pagamento da segunda parcela acabou nesta sexta-feira (20).

De acordo com a presidente do sindicato, Nazilene Almeida, o prefeito da cidade, James Batista (SD) não parcelou o salário e até este sábado (21) o pagamento não foi depositado.

"O prefeito não pagou o décimo terceiro dos servidores. Acabou o prazo que ele tinha para pagar. Não parcelou, deixou para pagar tudo no final do ano, que seria hoje, e não fez o pagamento. Chegou o final do expediente e não recebemos", denuncia a presidente.

De acordo com ela, o sindicato vai fazer uma denuncia formal na Justiça na segunda-feira (23). O g1 procurou o prefeito James e questionou se há o interesse em se posicionar mas não foi respondido.

LEIA TAMBÉM:

O não pagamento do 13º salário foi um dos motivos que o Ministério Público de Contas (MP de Contas) usou para pedir o cancelamento da 24ª Vaquejada São Luiz. O evento aconteceria no dia 13 deste mês com shows a banda de forró Calcinha Preta e as duplas sertanejas Guilherme e Santiago, e César Menotti e Fabiano.

No pedido de cancelamento, o órgão alegou falta de dinheiro nos cofres públicos municipais. Destacou que o pagamento da primeira parcela do 13º deveria ser prioridade.

Falta de dinheiro em São Luiz

Obra milionária de portal em São Luiz, Sul de Roraima, acumula atrasos e transtorno a quem passa pela BR-210 — Foto: Oséias Martins/Rede Amazônica

De acordo com o MP de Conta, São Luiz não tem dinheiro e precisa priorizar gastos urgentes. Além do 13º salário, o procurador-geral de Contas Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, titular da 1ª Procuradoria de Contas elencou:

  • A existência de obras inacabadas com cronogramas atrasados;
  • A ausência de convênio celebrado com o Governo do Estado e Federal para realização dos festejos;
  • A falta de previsão orçamentária para arcar com despesas relacionadas ao evento.

Umas das obras é a construção milionária de um portal na entrada da cidade que começou em 2022 e ainda não foi entregue.

A edição da Vaquejada deste ano foi cancelada por James Batista. O evento marcaria o retorno do evento no município, que não acontece desde 2019. Ao longo de 16 anos, o evento trouxe várias atrações nacionais, entre elas: as duplas Rick e Renner, Gian e Geovane, Milionário e José Rico e o cantor de brega Wanderley Andrade.

Em 2022 James chegou a anunciar o retorno do evento com o show do cantor Gusttavo Lima. Com o cachê de R$ 800 mil, o prefeito se envolveu em uma polêmica ao contratar sem que a cidade tivesse estrutura. A apresentação foi cancelada pela Justiça.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!