Por g1 RR — Boa Vista


Exposição segue até 29 de dezembro — Foto: OIM/Divulgação

Casas, bandeiras, vida em comunidade e a paisagem da Gran Sabana vista durante a chegada ao Brasil. Essas são algumas das obras encontradas na exposição “Pessoas em Movimento” que estreia nesta segunda-feira (16) no shopping do bairro Caçari, em Boa Vista. As obras foram produzidas por pessoas brasileiras e venezuelanas.

Promovida pela OIM, Agência da ONU para as Migrações, a exposição busca celebrar o Dia Internacional dos Migrantes, comemorado no dia 18 de dezembro. As pinturas podem ser vistas até 29 de dezembro.

As obras são fruto do comprometimento da organização com a integração sociocultural das pessoas migrantes que promove atividades que estimulem a coesão social e o intercâmbio cultural. Dentre essas práticas, em Pacaraima, município fronteiriço com a Venezuela, foram realizadas entre 2023 e 2024 diversas ações de pintura de telas.

O intuito era representar a vivência em um novo país. Agora, 38, dos 60 quadros realizados, estarão expostos para a comunidade que visitar o Roraima Garden Shopping.

Entre as pinturas selecionadas, estão as realizadas por crianças que passaram pelo Posto de Recepção e Apoio (PRA), estudantes indígenas brasileiros e venezuelanos da comunidade Sorocaima 1, que passou a receber pessoas Taurepang vindas do país vizinho por serem da mesma família ancestral, e de mulheres acolhidas na Casa São José, um espaço exclusivo para refugiadas e migrantes em vulnerabilidade e mães solo.

“De forma singela e dando espaço para que as próprias pessoas que escolheram o Brasil para viver pudessem se expressar, a exposição Pessoas em Movimento foi pensada para dar visibilidade aos que aqui chegam e às suas histórias e sonhos”, ressalta o coordenador de emergência da Região Norte, Daniel Pereira.

“Juntos – um passo de cada vez – queremos avançar rumo a um mundo onde protegemos plenamente os direitos humanos e a segurança das pessoas migrantes, e onde todos têm uma chance melhor de prosperar”, completou o coordenador.

A OIM está presente em Roraima desde 2017 trabalhando em apoio à população refugiada e migrante venezuelana, e integra a Operação Acolhida, do governo brasileiro, atuando nos três eixos da resposta humanitária: ordenamento de fronteira, acolhimento e interiorização.

As atividades da OIM contam com o apoio financeiro do Escritório de População, Migração e Refugiados (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

Serviço

Exposição "Pessoas em Movimento" 🚶‍♀️

  • Quando: 16 a 29 de dezembro;
  • Onde: Roraima Garden Shopping, localizado na Av. Ville Roy, 1544, bairro Caçari;
  • Quanto: Gratuito

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!