Governador de Roraima Antonio Denarium e novo subcomandante-geral da PM coronel Francisco Lisboa. — Foto: Reprodução/Instagram/francisco_lisboa_junior_
A Polícia Militar de Roraima nomeou o coronel Francisco Lisboa como o novo subcomandante-geral da corporação. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (20), em uma nota publicada nas redes sociais.
A definição do cargo ocorreu um dia depois do governador de Roraima Antonio Denarium exonerar da função a coronel Valdeane Alves, a primeira mulher que ocupou o cargo. Ela estava no sub-comando desde 2022.
Valdeane foi a segunda mulher que Lisboa substitui em menos de dois meses. Em outubro, o coronel assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC) após a exoneração da tenente-coronel Cyntya Loureto. Ela foi a primeira policial mulher a comandar todo o policiamento ostensivo de Boa Vista.
Procurado pelo g1, o governo de Roraima informou que o coronel Péricles Dias de Araújo assume o Comando de Policiamento da Capital.
Coronel Francisco Lisboa, subcomandante-geral da Polícia Militar de Roraima. — Foto: Reprodução/Instagram/francisco_lisboa_junior_
Na nota divulgada nessa quarta, a PM desejou boas vindas ao novo subcomandante-geral, afirmando que "sua experiência e dedicação irão enriquecer ainda mais nossos esforços em servir e proteger a sociedade".
Além disso, na mesma publicação, a corporação agradeceu os serviços de Valdeane Alves a frente do subcomando. Ela atua há 24 anos na segurança pública e foi a primeira mulher a chegar à patente de coronel, em 2020.
"A Polícia Militar de Roraima expressa sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pela Coronel QQCPM Valdeane Alves a frente do Subcomando da PMRR ao longo desses 2 anos e 8 meses. Sua história, trabalho e dedicação à instituição são uma inspiração para todos nós. Desejamos sucesso em sua nova missão!", disse a corporação na nota publicada no Instagram.
O cargo de subcomandante-geral é equivalente ao de secretário-adjunto no alto escalão do governo. Ele atua, principalmente, nas questões administrativas internas de toda a corporação, funções que agora serão assumidas por Lisboa.
Além disso, em caso de ausência, o subcomandante-geral substitui o comandante-geral Miramilton Goiano de Souza, investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público de Roraima (MPRR) em um esquema de venda ilegal de armas no estado.
LEIA TAMBÉM:
A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975 -- há 47 anos. O primeiro comandante foi o coronel do Exército, Paulo Tarso de Carvalho. Em 1983, o coronel da Polícia Militar Derly Luiz Viera Borges assumiu o comando da Corporação.
A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e, à pouco, trouxe como novidade a incorporação de policiais militares feminino.
A corporação tem 383 policiais militares mulheres -- destas, 60 são oficiais (há duas coronéis, nove majores, 19 capitãs e 30 tenentes), as demais são cabos, sargentos e soldadas. Do total de 1931, 1548 são policiais homens.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.