Por g1 RR — Boa Vista


Governador de Roraima Antonio Denarium e novo subcomandante-geral da PM coronel Francisco Lisboa. — Foto: Reprodução/Instagram/francisco_lisboa_junior_

A Polícia Militar de Roraima nomeou o coronel Francisco Lisboa como o novo subcomandante-geral da corporação. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (20), em uma nota publicada nas redes sociais.

A definição do cargo ocorreu um dia depois do governador de Roraima Antonio Denarium exonerar da função a coronel Valdeane Alves, a primeira mulher que ocupou o cargo. Ela estava no sub-comando desde 2022.

Valdeane foi a segunda mulher que Lisboa substitui em menos de dois meses. Em outubro, o coronel assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC) após a exoneração da tenente-coronel Cyntya Loureto. Ela foi a primeira policial mulher a comandar todo o policiamento ostensivo de Boa Vista.

Procurado pelo g1, o governo de Roraima informou que o coronel Péricles Dias de Araújo assume o Comando de Policiamento da Capital.

Coronel Francisco Lisboa, subcomandante-geral da Polícia Militar de Roraima. — Foto: Reprodução/Instagram/francisco_lisboa_junior_

Na nota divulgada nessa quarta, a PM desejou boas vindas ao novo subcomandante-geral, afirmando que "sua experiência e dedicação irão enriquecer ainda mais nossos esforços em servir e proteger a sociedade".

Além disso, na mesma publicação, a corporação agradeceu os serviços de Valdeane Alves a frente do subcomando. Ela atua há 24 anos na segurança pública e foi a primeira mulher a chegar à patente de coronel, em 2020.

"A Polícia Militar de Roraima expressa sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pela Coronel QQCPM Valdeane Alves a frente do Subcomando da PMRR ao longo desses 2 anos e 8 meses. Sua história, trabalho e dedicação à instituição são uma inspiração para todos nós. Desejamos sucesso em sua nova missão!", disse a corporação na nota publicada no Instagram.

O cargo de subcomandante-geral é equivalente ao de secretário-adjunto no alto escalão do governo. Ele atua, principalmente, nas questões administrativas internas de toda a corporação, funções que agora serão assumidas por Lisboa.

Além disso, em caso de ausência, o subcomandante-geral substitui o comandante-geral Miramilton Goiano de Souza, investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público de Roraima (MPRR) em um esquema de venda ilegal de armas no estado.

LEIA TAMBÉM:

A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975 -- há 47 anos. O primeiro comandante foi o coronel do Exército, Paulo Tarso de Carvalho. Em 1983, o coronel da Polícia Militar Derly Luiz Viera Borges assumiu o comando da Corporação.

A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e, à pouco, trouxe como novidade a incorporação de policiais militares feminino.

A corporação tem 383 policiais militares mulheres -- destas, 60 são oficiais (há duas coronéis, nove majores, 19 capitãs e 30 tenentes), as demais são cabos, sargentos e soldadas. Do total de 1931, 1548 são policiais homens.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!