Por Rayane Lima, g1 RR — Boa Vista


José Geraldo Ticianeli, candidato a reeleição de Reitor da UFRR. — Foto: Divulgação

O processo eleitoral de consulta para escolha do próximo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) tem apenas a chapa do atual reitor José Geraldo Ticianeli na disputa. A votação ocorre de forma presencial no dia 31 de outubro nos quatro campus da instituição (veja abaixo os locais).

Ao lado do atual vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega, Ticianeli tenta a reeleição com a "UFRR: Diversa e de Todos". A próxima gestão assume o comando da UFRR por mais quatro anos - de 2024 a 2027.

Locais de votação

Local Horário
Campus Murupu - Sala da coordenação pedagógica do campus 9h às 16h
Campus Cauamé - Sala de reunião da direção do campus 9h às 16h
Campus Paricarana (Professores) - Sala 611 do Bloco 6 9h ás 21h
Campus Paricarana (Técnicos) - Sala de orientação Dcon no Bloco 6 9h às 21h
Campus Paricarana (Alunos) - Sala 612 e 613 do Bloco 6 9h às 21h
Campus São João da Baliza - Sala de aula na sede do SESC-RR 10h às 12h

Para vencer a eleição, a chapa de Ticianeli precisa receber ao menos um voto, isso porque há somente ele na disputa.

"Inclusive se tiver mais votos branco e nulo não impede [de vencer]", explicou ao g1 o presidente da Comissão Consultiva, professor Roberto Câmara.

Cerca de 8500 pessoas, entre professores, técnicos e alunos, estão aptas a votar pela escolha do novo reitor e vice. A votação é facultativa, individual e secreta. Apenas pessoas com vínculo permanente com a UFRR podem votar.

Cada voto corresponde a um peso diferente na votação: professores correspondem a 70%, técnicos administrativos a 20% e os alunos terão peso de 10%.

Chapa 'UFRR: Diversa e de Todos'

A chapa 21 - "UFRR: Diversa e de Todos" tem como candidato a reeleição o reitor José Geraldo Ticianeli, e Silvestre Lopes da Nóbrega, como vice-reitor.

José Geraldo Ticianeli e Silvestre Lopes da Nóbrega formam a chapa "UFRR: Diversa e de Todos" — Foto: Divulgação

José Geral Ticianeli é reitor na Universidade Federal de Roraima desde 2020, quando ganhou a eleição disputando com mais duas chapas. Ticianeli é professor permanente do mestrado em saúde e biodiversidade (PPGSBIO) e do curso de medicina, e também tem doutorado em ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O candidato a vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega é doutor em biodiversidade e biotecnologia pela UFRR, é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também é vice-reitor da Universidade desde 2020.

O que propõe Ticianeli nesta nova eleição?

Nesta nova eleição, Ticianeli tem como principal proposta a defesa de "uma universidade pública e diversa" como "principal forma de construção de uma sociedade mais democrática, ética e justa." Entre as propostas, estão:

  • Fortalecimento da UFRR como uma instituição pública, gratuita, laica, plural e socialmente responsável;
  • Prática de uma gestão democrática e participativa, respeitando sempre as decisões dos órgãos colegiados e as demandas da comunidade acadêmica;
  • Compromisso permanente com a transparência administrativa e financeira, gerindo os recursos com responsabilidade econômica e social;
  • Melhoria dos indicadores de ensino, pesquisa e extensão;
  • Fomento de ações de apoio para os cursos de graduação e programas de pós-graduação;
  • Promoção de ações de apoio à pesquisa que atendam as diversas áreas de conhecimento;
  • Fortalecimento da assistência estudantil e da extensão acadêmica, bem como do diálogo com a sociedade, ampliando as redes interdisciplinares e interinstitucionais;
  • Ampliação das ações de internacionalização.

*Estagiária sob supervisão e edição de Valéria Oliveira

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!