José Geraldo Ticianeli, candidato a reeleição de Reitor da UFRR. — Foto: Divulgação
O processo eleitoral de consulta para escolha do próximo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) tem apenas a chapa do atual reitor José Geraldo Ticianeli na disputa. A votação ocorre de forma presencial no dia 31 de outubro nos quatro campus da instituição (veja abaixo os locais).
Ao lado do atual vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega, Ticianeli tenta a reeleição com a "UFRR: Diversa e de Todos". A próxima gestão assume o comando da UFRR por mais quatro anos - de 2024 a 2027.
Locais de votação
Local | Horário |
Campus Murupu - Sala da coordenação pedagógica do campus | 9h às 16h |
Campus Cauamé - Sala de reunião da direção do campus | 9h às 16h |
Campus Paricarana (Professores) - Sala 611 do Bloco 6 | 9h ás 21h |
Campus Paricarana (Técnicos) - Sala de orientação Dcon no Bloco 6 | 9h às 21h |
Campus Paricarana (Alunos) - Sala 612 e 613 do Bloco 6 | 9h às 21h |
Campus São João da Baliza - Sala de aula na sede do SESC-RR | 10h às 12h |
Para vencer a eleição, a chapa de Ticianeli precisa receber ao menos um voto, isso porque há somente ele na disputa.
"Inclusive se tiver mais votos branco e nulo não impede [de vencer]", explicou ao g1 o presidente da Comissão Consultiva, professor Roberto Câmara.
Cerca de 8500 pessoas, entre professores, técnicos e alunos, estão aptas a votar pela escolha do novo reitor e vice. A votação é facultativa, individual e secreta. Apenas pessoas com vínculo permanente com a UFRR podem votar.
Cada voto corresponde a um peso diferente na votação: professores correspondem a 70%, técnicos administrativos a 20% e os alunos terão peso de 10%.
Chapa 'UFRR: Diversa e de Todos'
A chapa 21 - "UFRR: Diversa e de Todos" tem como candidato a reeleição o reitor José Geraldo Ticianeli, e Silvestre Lopes da Nóbrega, como vice-reitor.
José Geraldo Ticianeli e Silvestre Lopes da Nóbrega formam a chapa "UFRR: Diversa e de Todos" — Foto: Divulgação
José Geral Ticianeli é reitor na Universidade Federal de Roraima desde 2020, quando ganhou a eleição disputando com mais duas chapas. Ticianeli é professor permanente do mestrado em saúde e biodiversidade (PPGSBIO) e do curso de medicina, e também tem doutorado em ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O candidato a vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega é doutor em biodiversidade e biotecnologia pela UFRR, é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também é vice-reitor da Universidade desde 2020.
O que propõe Ticianeli nesta nova eleição?
Nesta nova eleição, Ticianeli tem como principal proposta a defesa de "uma universidade pública e diversa" como "principal forma de construção de uma sociedade mais democrática, ética e justa." Entre as propostas, estão:
- Fortalecimento da UFRR como uma instituição pública, gratuita, laica, plural e socialmente responsável;
- Prática de uma gestão democrática e participativa, respeitando sempre as decisões dos órgãos colegiados e as demandas da comunidade acadêmica;
- Compromisso permanente com a transparência administrativa e financeira, gerindo os recursos com responsabilidade econômica e social;
- Melhoria dos indicadores de ensino, pesquisa e extensão;
- Fomento de ações de apoio para os cursos de graduação e programas de pós-graduação;
- Promoção de ações de apoio à pesquisa que atendam as diversas áreas de conhecimento;
- Fortalecimento da assistência estudantil e da extensão acadêmica, bem como do diálogo com a sociedade, ampliando as redes interdisciplinares e interinstitucionais;
- Ampliação das ações de internacionalização.
*Estagiária sob supervisão e edição de Valéria Oliveira
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.