Por g1 RR — Boa Vista


Marcos Antonio Pellegrini. — Foto: Alex Reipert/Unifesp/Reprodução

O Ministério da Saúde nomeou para o cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yek'uana (Dsei-YY), o médico Marcos Antonio Pellegrini (leia o perfil mais abaixo). A nomeação foi assinada pela ministra Nísia Trindade e publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União.

A definição de um novo coordenador ocorre duas semanas depois de o ocupante anterior, Leandro Lacerda, ser exonerado. Leandro estava no cargo desde fevereiro deste ano e foi nomeado em meio ao combate à crise sanitária vivida pelo povo Yanomami.

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o novo coordenador já atuou na área de planejamento e organização de serviços de saúde entre povos indígenas.

Além disso, é professor do Instituto de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Marcos Pellegrini atua também em pesquisas na área de Antropologia da Saúde, Etnologia, Saúde Indígena, memória e performance. Ele foi escolhido tecnicamente pelo Ministério da Saúde.

Pellegrini também atendeu indígenas na Terra Indígena Yanomami, na região de Surucucu, nas décadas de 1980 e 1990. O médico também ajudou as lideranças a realizarem o relatório de emergência de saúde do território.

Desde o dia 20 de janeiro deste ano, a Terra Yanomami está em emergência de saúde pública. Desde então, o governo Federal atua para frear a crise com envio de profissionais de saúde e cestas básicas para a região.

Além dos atendimentos em saúde, o governo federal atua para retirar garimpeiros do território. Atuam nesta missão agentes do Ibama, Polícia Federal, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal. Desde junho, o Ministério da Defesa também passou a atuar de forma repressiva aos invasores.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!