Por g1 RR — Boa Vista


Aulas devem retornar no dia 16 de novembro, conforme a instituição. — Foto: Pedro Barbosa/G1 RR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) aprovou o retorno não obrigatório das aulas presenciais no 2° semestre letivo de 2021, previsto para começar no próximo dia 16 de novembro e encerrar em 19 de março de 2022.

As aulas presenciais foram suspensas em março do ano passado, devido a pandemia do coronavírus. Atualmente, as disciplinas são ofertadas de maneira virtual e registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Segundo a instituição, o retorno foi aprovado no dia 6 de outubro, por meio da alteração de dispositivos da Resolução CEPE/UFRR nº 012, de 18 de agosto de 2020, que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na instituição.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) já havia autorizado a realização presencial de aulas práticas, estágios e atividades correlatadas desde julho deste ano, ainda conforme a universidade.

De acordo com a instituição, a decisão trata-se de uma autorização para atividades presenciais, e não de uma revogação do ERE. Ressaltou, ainda, que nenhuma unidade está obrigada a retomar as atividades acadêmicas presencias.

"Da mesma forma como vem ocorrendo desde o início do ERE na UFRR, cada unidade deve analisar a demanda a ser atendida pela sua oferta de turmas, verificar os requisitos que precisam ser atendidos em sua realização, analisar sua capacidade efetiva de atender a esses requisitos e então decidir sobre a forma que sua oferta de turmas assumirá, considerando os aspectos que a inviabilizam ou não", informou.

A decisão sobre quais cursos retornam de forma presencial caberá a cada Coordenação, por se tratar de uma "situação que pode gerar diferentes cenários de oferta para os diferentes cursos de graduação".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!