Aulas devem retornar no dia 16 de novembro, conforme a instituição. — Foto: Pedro Barbosa/G1 RR
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) aprovou o retorno não obrigatório das aulas presenciais no 2° semestre letivo de 2021, previsto para começar no próximo dia 16 de novembro e encerrar em 19 de março de 2022.
As aulas presenciais foram suspensas em março do ano passado, devido a pandemia do coronavírus. Atualmente, as disciplinas são ofertadas de maneira virtual e registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Segundo a instituição, o retorno foi aprovado no dia 6 de outubro, por meio da alteração de dispositivos da Resolução CEPE/UFRR nº 012, de 18 de agosto de 2020, que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na instituição.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) já havia autorizado a realização presencial de aulas práticas, estágios e atividades correlatadas desde julho deste ano, ainda conforme a universidade.
De acordo com a instituição, a decisão trata-se de uma autorização para atividades presenciais, e não de uma revogação do ERE. Ressaltou, ainda, que nenhuma unidade está obrigada a retomar as atividades acadêmicas presencias.
"Da mesma forma como vem ocorrendo desde o início do ERE na UFRR, cada unidade deve analisar a demanda a ser atendida pela sua oferta de turmas, verificar os requisitos que precisam ser atendidos em sua realização, analisar sua capacidade efetiva de atender a esses requisitos e então decidir sobre a forma que sua oferta de turmas assumirá, considerando os aspectos que a inviabilizam ou não", informou.
A decisão sobre quais cursos retornam de forma presencial caberá a cada Coordenação, por se tratar de uma "situação que pode gerar diferentes cenários de oferta para os diferentes cursos de graduação".