Coronel Valdeane Alves Oliveira, da Polícia Militar de Roraima — Foto: Governo de RR/Divulgação
Uma conquista de anos. Foi assim que a policial Valdeane Alves Oliveira definiu sua promoção ao posto de coronel da Polícia Militar de Roraima, a mais alta patente da instituição, nessa terça-feira (25). Com 20 anos de serviços prestados, ela foi a primeira mulher na história da corporação a alcançar a função.
Para ela, atingir o ápice da carreira ao ascender ao cargo de coronel da PM de Roraima é uma importante conquista para todas as outras mulheres que prestam serviço à segurança da população.
“Há 20 anos, não existia perspectiva alguma de uma mulher se tornar uma oficial ou até mesmo sargento da PM. Não tínhamos um plano de carreira, legislação ou lei que nos amparasse. Foram muitas conquistas ao longo desses anos."
"O que mais me emociona é saber que eu pude contribuir para que as mulheres hoje possam ocupar esses cargos de poder. O sentimento é de que posso contribuir ainda mais com a segurança pública”, disse Valdeane ao receber o distintivo com três estrelas douradas, símbolo da nova patente.
A promoção coronel Valdeane foi na tarde dessa terça em solenidade na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista. A cerimônia teve a presença do governador do estado, Antonio Denarium (sem partido), e do comandante geral da PM, coronel Elias Santana.
A oficial Valdeane Alves Oliveira tem 20 anos de serviço prestado à PM — Foto: Divulgação/Fernando Oliveira-Secom
Para o coronel Santana, as mulheres vêm ganhando cada vez mais prestígio e espaço nas corporações militares, apesar das dificuldades.
“As mulheres tiveram que vencer desafios muito maiores do que os homens. Somos um país de cultura patriarcal e machista, e as mulheres tiveram, no início da instituição, muita dificuldade. Hoje, há um respeito mútuo de ambos os lados. A coronel Valdeane é digna e merecedora da promoção que alcançou”, afirmou o comandante.
Além da coronel Valdeane, outros 13 oficiais da PM foram promovidos - dois militares ao posto de coronel; quatro ao posto de capitão; um ao posto de 1º tenente; três ao posto de 2º tenente; e três ao posto de 2º sargento. Também foi entregue a medalha “Barão de Parima” e do espadim “Brigadeiro Ottomar de Souza Pinto” aos cadetes.
A solenidade foi realizada na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista — Foto: Divulgação/Fernando Oliveira-Secom
Além da coronel Alves, outros 14 oficiais da PM foram promovidos — Foto: Divulgação/Fernando Oliveira-Secom