(Foto: Marco Bernardi/G1)
Um policial foi preso por porte ilegal de arma de fogo em Ji-Paraná, a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o boletim de ocorrência, testemunhas contaram à policia que três homens estavam em uma lanchonete, no 2º Distrito, e um deles estaria armado com uma pistola na cintura.
A polícia fez a revista, entrou em contato com o comando em Porto Velho e descobriu que o policial tinha uma restrição para o uso de arma.
De acordo com testemunhas, os homens foram à lanchonete no fim de semana e realizaram ligações. Um dos homens estava com uma arma na cintura e depois colocou a arma dentro do carro. Em seguida, outro homem em uma caminhonete chegou ao local conversou com os três rapazes e saiu. As testemunhas chamaram a polícia, que abordou o homem da caminhonete na BR-364.
Ao questioná-lo sobre a situação, o motorista disse que, na lanchonete, estava conversando com um primo, que há muito tempo não via e não sabia seu nome. De acordo com ele, este primo trabalhava como segurança de transporte de mineiro, mas não era policial. O homem ainda informou aos policiais que estaria indo ao município de Costa Marques.
A guarnição voltou à lanchonete e abordou dois dos homens citados pelas testemunhas. Um deles se apresentou como PM. Ele estava com uma carteira funcional, uma autorização de carga de arma de foto de pistola .40 e afirmou que estava de licença especial e por isso passeava na cidade. Os homens foram liberados.
Em contato com o comando da Polícia Militar em Porto Velho, a guarnição foi informada que o policial tinha uma restrição de uso de arma de fogo. Ao retornarem ao local, os homens não estavam mais. Em patrulhamento, o carro deles foi visto pela PM encostado em frente a um hotel.
A polícia conseguiu entrar no local junto com um dos funcionários do hotel e encontrou os dois suspeitos novamente. Os militares pediram novamente a cautela de arma, mas desta vez, o homem afirmou que tinha perdido e negou que havia alguma arma em seu veículo, mas, a polícia encontrou dois revolveres calibre 38 durante revista. A polícia também encontrou a cautela e sua carteira funcional. O homem assumiu ser dono das armas, mas disse que não tinha registros.
No porta malas do carro foram encontrados capacetes com viseiras espelhas e duas jaquetas. Na bolsa do outro homem, a polícia encontrou algemas de plásticos, faca e lanternas tática. Na bolsa policial suspeito, foram encontrados spray de pimenta, baterias e lanterna tática. Ele recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma e foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia Civil.