Por g1 RN


Praia de Ponta Negra nas proximidades do Morro do Careca — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi/ARQUIVO

As praias de Ponta Negra, nas proximidades do Morro do Careca, e de Areia Preta, na altura da Escadaria de Mãe Luiza, estão impróprias para banho, segundo o boletim de balneabilidade do Programa Azul (entenda mais abaixo quem faz o boletim).

O boletim, que foi divulgado nesta segunda-feira (9), tem validade até a próxima quinta-feira (12), quando uma nova análise será feita. A praia de Ponta Negra entrou pela segunda semana consecutiva como imprópria.

Além dos dois pontos em Natal, o boletim apontou ainda que o balneário Pium, localizado no rio Pirangi-Pium, em Parnamirim, também está impróprio para banho.

O boletim da balneabilidade do Programa Azul analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Areia Preta

Já a definição para a Praia de Areia Preta se deu, segundo o boletim, "com base em constatações visuais de esgotos lançados na praia".

Uma fiscalização na região flagrou ainda, em julho, um condomínio de luxo despejando esgoto na praia.

A "Língua Negra" vista na praia - termo em alusão a uma mancha escura que saía de uma tubulação e passava pela areia da praia até chegar ao mar - chegou a ser tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN.

Mancha na Praia de Areia Preta em abril deste ano — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi/ARQUIVO

Boletim de balneabilidade

Durante o ano, o estudo costuma analisar 33 trechos de praia, entre Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

Com a aproximação e chegada do verão, esse número aumenta. Na semana passada, o estudo analisou 45 trechos, adicionando praias de cidades como Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape, Tibau do Sul, Ceará-Mirim e Touros.

O Programa Azul é um uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

Novo ordenamento na Praia de Ponta Negra, em Natal

Novo ordenamento na Praia de Ponta Negra, em Natal

Vídeos mais assistidos do g1 RN

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!