Por Igor Jácome, g1 RN


Construção civil foi um dos setores que mais gerou empregos em setembro no RN (Arquivo) — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

A economia do Rio Grande do Norte registrou um crescimento do número de empregos formais, com carteira assinada, ao longo de setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal. Ao todo, 4.981 novas vagas foram criadas em diferentes áreas da economia local.

O saldo positivo é a diferença entre o número de contratações e demissões no período. As empresas potiguares admitiram 21.384 trabalhadores no período e desligaram 16.403 dos seus quadros de funcionários.

Com isso, o estado chegou a 533,4 mil trabalhadores formais na iniciativa privada.

Apesar de uma redução da abertura de vagas em relação ao mês anterior, setembro foi o terceiro melhor mês do ano, em número de contratações, atrás apenas de julho e agosto.

O estado registrou saldo positivo em todos os nove meses entre janeiro e setembro de 2024, chegando a um saldo acumulado de 31.488 novos empregos no ano.

Saldo de empregos criados no RN de janeiro a agosto
Comparativo entre os anos de 2023 e 2024

Segundo o Caged, as contratações de setembro foram puxadas principalmente pelo setor de Serviços, que abriu 1.898 novos postos de trabalho, e pela Construção Civil, responsável por 1.021 novos empregos.

Apesar disso, o estado registrou saldo positivo em todos os setores econômicos. A Agropecuária gerou 793 vagas novas, seguida pela Indústria (747) e o Comércio (522).

Novas vagas de emprego no RN em setembro
Divisão por setores que mais contrataram
Fonte: Caged

A capital do estado, Natal registrou saldo positivo de 1.941 vagas de emprego em setembro. Mais de mil foram somente no setor de Serviços e a Construção foi responsável por quase 500 novos empregos na cidade.

Na segunda maior cidade do estado, Mossoró, o saldo de empregos foi de 307 novos postos de trabalho no mês, puxados principalmente pela Construção (179) e Agropecuária (127). Ao contrário da tendência do estado, o setor de Serviços fechou mais de 100 vagas de emprego na cidade.

Em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, foram 369 vagas abertas, principalmente nos setores de Serviços e Comércio. Em São Gonçalo do Amarante, na mesma região, foram fechadas 52 vagas de emprego em setembro. Em Macaíba, foram criadas 87 e em Ceará-Mirim, 199.

O melhor resultado do interior do estado foi do município de Currais Novos, na região Seridó, que registrou 415 novos postos de trabalho no mês, criados principalmente pela Construção (261) e pelos Serviços (150).

Suspensa lei do RN com cota de empregos para trans

Justiça suspende lei que obrigava reserva de 5% das vagas de emprego para transexuais

Justiça suspende lei que obrigava reserva de 5% das vagas de emprego para transexuais

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!