Por Igor Jácome, g1 RN


Voo é desviado para Natal após homem passar mal; aeroporto não tinha médico e homem morreu

Voo é desviado para Natal após homem passar mal; aeroporto não tinha médico e homem morreu

Um avião que decolou de Buenos Aires, na Argentina, e seguia para Madri, na Espanha, desviou a rota e pousou no Aeroporto de Natal na noite desta quinta-feira (7), durante uma emergência em saúde com um dos passageiros, um espanhol de 72 anos. O homem morreu.

O voo era realizado por um avião modelo Boeing 787 Dreamliner e seguiu com viagem à Espanha após a ocorrência.

Em nota, a Zurich Airport Brasil, administradora do terminal potiguar, disse que o avião informou emergência médica de passageiro em voo e solicitou pouso em Natal. O pouso ocorreu por volta de 19h.

A administradora informou que o passageiro entrou em parada cardiorrespiratória dentro do avião, segundo o relatório operacional, e que "foi realizado procedimento de reanimação ainda na aeronave pelos médicos a bordo".

Segundo o coordenador do Samu Natal, Cláudio Macêdo, o serviço de saúde do aeroporto não contava com um médico, nesta quinta-feira (7) e, por isso, o terminal acionou o Samu RN. Porém, o serviço estava com as UTIs móveis ocupadas em outros atendimentos e pediu auxílio do Samu Natal.

LEIA TAMBÉM

"O aeroporto tem que ter uma unidade de suporte avançado lá, dentro da unidade, mas não tinha médico ontem. A UTI do SAMU Natal chegou a ir até a entrada do aeroporto, mas as pessoas que estavam disseram que o paciente já estava em óbito há mais de vinte minutos", afirmou o coordenador.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública e a coordenação do Samu RN esclareceram com a chegada da equipe foi "sabido que o passageiro tinha vindo a óbito ainda dentro da aeronave, fato confirmado em solo, o que sustou o atendimento do Samu".

Voo de Buenos Aires para Madri é desviado e pousa em Natal após espanhol passar mal; aeroporto não tinha médico e passageiro morreu — Foto: Reprodução

A Zurich Airport Brasil informou que não existe nenhuma normativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que obrigue o Aeroporto Internacional de Natal em manter médico 24 horas.

Em nota, a Anac informou que dentro das especificações de segurança operacional definidas pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, um aeroporto com capacidade operacional entre 1 e 5 milhões de passageiros por ano, como é o de Natal, "tem a obrigação de dispor de ao menos uma ambulância, com tripulação mínima que atenda às normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".

O g1 procurou o Ministério da Saúde e a Anvisa sobre qual é essa tripulação mínima, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

"Também é importante esclarecer que o regulamento estabelece ainda que aeródromos desta classe devem contar com hospitais e postos de atendimento médico disponíveis na localidade para atendimento a feridos provenientes de emergências aeroportuárias em um raio de 8 km do aeroporto, exceto quando especificamente apontado pela operadora aeroportuária", completou a nota da Anac.

Ambulância no pátio e tentativa de reanimação

A empresa que administra o aeroporto também informou que conta com uma ambulância, que estava posicionada no pátio no momento do pouso. "Tão logo ocorreu o pouso a equipe de socorro do aeroporto realizou o protocolo de atendimento indicado para estes casos, buscando reanimar o passageiro. Mas não houve êxito", informou.

Voo que seguia de Buenos Aires para Madri pousa em Natal durante emergência médica — Foto: Flight Radar/Reprodução

O g1 pediu informações à Air Europa sobre a emergência médica, mas a companhia aérea se limitou a dizer que "em conformidade com as normas e legislação, não pode fornecer dados pessoais dos passageiros"

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que o corpo do passageiro foi levado para o Serviço de Verificação de Óbitos, localizado em Natal. A identidade do homem, no entanto, não foi informada.

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!