Por RJTV 1ª edição


MP investiga possível omissão de Marcelo Crcivella em viagem durante carnaval

MP investiga possível omissão de Marcelo Crcivella em viagem durante carnaval

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um novo inquérito, nesta segunda-feira (19), para investigar as viagens do prefeito Marcelo Crivella ao exterior durante o carnaval. Assim como Crivella, o presidente da RioTur, Marcelo Alves, também será investigado por improbidade administrativa por falhas no planejamento do carnaval.

Para o MP, não foram tomadas todas as medidas necessárias para que o maior evento do Rio acontecesse da melhor forma possível e, por conta disso, moradores e turistas enfrentaram o caos e a desordem da cidade. O prefeito tem 30 dias para se manifestar, assim como o presidente da RioTur.

"A conduta do prefeito e a viagem se inserem num contexto mais abrangente até do que esse. Um contexto no qual a gente tem o chefe máximo do Executivo municipal assumindo uma postura que se distancia da sua responsabilidade de valorização do patrimônio imaterial da cidade, considerado o carnaval como sendo parte desse patrimônio imaterial", explicou a promotora Liana Barros Cardoso

Na última sexta-feira (16), o MP já havia instaurado um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades nas recentes viagens internacionais realizadas pelo prefeito do Rio. De acordo com o promotor Salvador Bemerguy, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, será averiguado se as viagens foram custeadas pelo erário municipal e dissociadas do interesse público.

"A gente teve a mídia noticiando, quase que diariamente, problemas relacionado à limpeza urbana, noticiando equipamentos urbanos deteriorados, equipamentos urbanos insuficientes, equipamentos urbanos que naõ conseguiram atender por uma evidente falha de planejamento e/ou execução a totalidade da população", completou a promotora.

Em 1 ano, Crivella passa 36 dias em viagens oficiais no exterior

Desde que assumiu, no início de 2017, Crivella passou 36 dias em viagens oficiais fora do país. A última delas foi durante o carnaval: ele foi para a Europa no domingo (11), dizendo que voltaria na quinta-feira (15). Até a manhã deste sábado, no entanto, a chegada dele não havia sido confirmada. Nem o temporal que deixou 2 mil pessoas desalojadas mudou os planos do prefeito.

O MP determinou que seja esclarecido o custo de cada viagem internacional, com encaminhamento de planilha das passagens aéreas e diárias.

Crivella foi a 9 países em viagens oficiais em pouco mais de 1 ano de mandato — Foto: Reprodução/ TV Globo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1