Por Adriana Rezende, Filipe Brasil, Bom Dia Rio


Alunas de medicina relatam tentativa de sequestro no Fundão

Alunas de medicina relatam tentativa de sequestro no Fundão

Duas universitárias do curso de medicina e residentes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho sofreram uma tentativa de sequestro no Campus do Fundão da UFRJ, na Ilha do Governador, na tarde de sexta-feira (6), no momento que voltavam do almoço no campus.

Segundo alunos e funcionários, a falta de segurança tem assustado os frequentadores do local mesmo durante o dia.

As jovens contaram que foram abordadas por homens armados por volta das 12h, quando saíam do bandejão. Segundo as vítimas, os criminosos estavam em um carro, com os rostos cobertos, e deram a ordem: “Entrem no carro senão vão morrer.”

"Eu estava saindo do bandejão com a minha amiga, a gente foi lá almoçar e depois estávamos voltando em direção ao HU [ Hospital Universitário Clementino Fraga Filho] e ali, em frente a calçada do bandejão, a gente nem chegou a atravessar, um carro vinho parou. Tinham dois homens armados e eles falaram: "Entra no carro, entra no carro logo, senão vocês vão morrer", contou uma das alunas.

As duas conseguiram fugir e buscaram abrigo dentro do refeitório.

Sem policiamento e crimes a luz do dia

De acordo com as alunas, é raro ver policiamento no campus e que o episódio a fez reconsiderar os planos de residência médica que pretendiam fazer no Hospital Clementino Fraga Filho.

Vista geral do prédio do Hospital Universitário Clementino Fraga, da UFRJ, no campus Fundão — Foto: Rodrigo Gorosito/g1/Arquivo

"Não tem segurança nenhuma e eu fico bem triste porque isso aconteceu faltando menos de duas semanas para eu me formar e eu pretendia, pretendo, ainda não decidi, é fazer minha residência médica no Fundão", disse a futura médica.

Esse não é um caso isolado. Na quinta-feira (5), outro episódio de violência foi registrado no Fundão. Testemunhas presenciada um assalto a mão armada na porta do Centro de Ciências da Saúde. Elas contaram que os criminosos abordaram os alunos e levaram pertences.

Os relatos de crimes na Cidade Universitária têm se tornado frequentes, com denúncias de assaltos, roubos de carros e até novas tentativas de sequestro, como mostram mensagens em grupos de alunos.

A Polícia Militar informou que não foi acionada para o caso da tentativa de sequestro, mas que equipes do 17º BPM (Ilha) e do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) realizam ações diuturnas na região e estão intensificando abordagens.

A direção da UFRJ confirmou o furto do veículo na quinta. Sobre o caso das alunas, a Coordenação de Segurança da instituição disse que prestou atendimento as duas alunas de medicina e que intensificou as rondas no Campus.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!