Dona Florise no bloco Boto Marinho — Foto: Bernardo Santos
Aos 99 anos, morreu Dona Florise, "musa" blocos de carnaval na Ilha de Paquetá, Zona Norte do Rio. A idosa completaria 100 anos no próximo dia 14 de dezembro.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) pelas redes sociais do bloco Boto Marinho, que assim como o Cavalo Marinho sempre para na porta da casa dela nos desfiles.
"Já estávamos nos preparando para celebrar seu centenário com uma grande festa, mas o destino nos surpreendeu. Apesar da tristeza, a alegria de tê-la em nossas vidas por tanto tempo nos conforta. Dona Florise era a alma do bloco, a musa inspiradora que por décadas encantou a todos com sua alegria, beleza e paixão pela cultura popular. ", disse a nota de pesar do Boto nas redes sociais.
Dona Florise era homenageada pelo bloco desde 2017 com uma seresta na frente de casa ao som de "Carinhoso", do Mestre Pixinguinha. Da sua varanda, ela aguardava ansiosamente e festejava junto com os músicos e foliões (veja no vídeo abaixo).
"Meu coração, não sei por quê, bate feliz quando te vê" 💗 Para sempre Florise 🌷🐬💗", postou Renato.
"Enquanto houver um folião em Paquetá, Dona Florise jamais será esquecida. Um ícone de Paquetá, sempre recebendo o cortejo com toda sua simpatia", escreveu Gabriel.
A bisneta de Dona Florise, Tainá Marques, afirma que a musa também era muito querida pelos garis de Paquetá.
"Além dos foliões do bloco do Boto, tem também os garis da Ilha que ela considerava como netos do coração e todos a chamavam de vovó. Toda manhã, quando o caminhão deles passava, ela ia no portão distribuir cafezinho e água para todos, que criaram um grande laço de carinho com ela. Todo ano, dia 14 de dezembro que é seu aniversário, eles apareciam com bolo e refrigerantes para fazer uma festa pra ela. Era sempre muito emocionante e ela se sentia muito querida por todos", conta Tainá.
O velório de Florise Texeira da Silva Marques, Dona Florise, está marcado para terça (10), às 11h, na capela B do Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Central do Rio. O sepultamento será às 14h.
Musa inspiradora dos blocos de Paquetá, Dona Florise morre aos 99 anos, no Rio — Foto: Reprodução/Fotógrafos Foliões