Por g1 Rio e TV Globo


Chuva no Rio

Chuva no Rio

A chuva forte que atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro provocou alagamentos e bolsões d’água em vários locais na manhã desta quarta-feira (4).

O Centro de Operações Rio (COR) divulgou que a capital fluminense entrou no estágio 2, às 7h20, devido a registros de chuva moderada em pelo menos duas estações do Sistema Alerta Rio. Há previsão de chuva forte para as próximas horas e ressaca prevista para o fim da tarde.

Trata-se do segundo nível em uma escala de cinco estabelecida pela Prefeitura do Rio e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

Nesta quinta-feira (5), às 9h20, o município do Rio voltou ao estágio 1, em que não há previsão de chuva moderada para as próximas três horas, de acordo com o Centro de Operações Rio.

Os bairros que registraram os maiores acumulados de chuva até o final da manhã desta quarta foram: Rocinha com 43 mm, Barra/Barrinha 41 mm, Copacabana 40 mm e Urca com 37mm.

Houve também o registro de ventos fortes, com mais de 56 km/h em Marambaia, na Zona Oeste do Rio.

Queda de árvore interditou pista da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio — Foto: Divulgação/ Centro de Operações Rio

A queda de uma árvore interditou a pista lateral da Praia de Botafogo, na altura do Botafogo Praia Shopping, no sentido Centro.

No fim da manhã, a cidade ainda registrava pontos de alagamento nas zonas Sul, Norte e Oeste.

Na Zona Sul do Rio, também houve registro de alagamento na Rua Bulhões de Carvalho, em Copacabana.

Outros pontos de alagamento foram registrados por motoristas nas Zonas Norte e Oeste, nas Ruas Pio Dutra, na Ilha do Governador e na Rua Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras.

Vias expressas como a Avenida Brasil, no sentido Zona Oeste, nos trechos entre Santíssimo e Bangu também tiveram bolsões d'água.

O estágio 2 significa que Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) considera que o Estado Rio de Janeiro tem risco moderado a alto para impactos como alagamentos, transbordamento de rios e córregos urbanos, assim como de deslizamentos de terra em encostas, além de eventuais quedas de barreiras à margem de rodovias, em regiões como a Serrana e Metropolitana.

Chuva alaga centro de Duque de Caxias

Chuva alaga centro de Duque de Caxias

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, bolsões d'água foram registrados no centro do município. Na Rua Almirante Tamandaré, um ônibus encontrou dificuldade para passar pelo trecho alagado.

Às 10h40, em função das fortes chuvas que causaram alagamentos, a estação de Olaria ficou temporariamente fechada para embarque e desembarque, segundo a Supervia. A estação foi reaberta às 11h05.

Por causa do mau tempo, os aeroportos Santos Dumont e Galeão operavam por instrumentos até o fim da manhã desta quarta. Até as 12h, 2 voos que viriam de São Paulo para o Santos Dumont tinham sido cancelados.

Segundo a Infraero, por causa do mau tempo foram registrados 2 voos atrasados e 2 com o trajeto alternados no Aeroporto Santos Dumont.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!