Carnavalesco Roberto Szaniecki — Foto: Reprodução/g1
O carnavalesco Roberto Szaniecki morreu no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (31), aos 62 anos. A informação foi compartilhada por escolas por onde ele passou, como Salgueiro e Grande Rio. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Varsóvia, na Polônia, também era conhecido como "Polonês". Com passagens também por União da Ilha, Mangueira, Portela, Inocentes, Unidos da Ponte e Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Szaniecki foi campeão no carnaval de São Paulo. Passou Nenê de Vila Matilde e Tom Maior, e levou o título por Império de Casa Verde (2006) e Gaviões da Fiel (1999).
Szaniecki começou a carreira como auxiliar do carnavalesco Max Lopes, que morreu um mês antes, em setembro passado.
Roberto Szaniecki — Foto: Reprodução/GloboNews
A estreia como carnavalesco foi em 1993, pela Unidos da Ponte. No ano seguinte, já foi vice-campeão com o Salgueiro, com o enredo "O Rio de lá pra cá".
"É com profundo pesar que o Salgueiro lamenta a perda de Roberto Szaniecki, um carnavalesco cuja trajetória deixou uma marca inestimável em nossa escola de samba. Sua jornada e contribuições para o Carnaval, em especial no contexto do Salgueiro, merecem destaque e reconhecimento", postou o Salgueiro.
A rainha de bateria Vivi Araújo lamentou: "Grande Szaniecki! Descanse em paz".
A Grande Rio, última escola do Rio com desfile assinado por Szaniecki, em 2013, também postou: "Artista brilhante que assinou desfiles inesquecíveis em nossa escola, como nossos vice-campeonatos de 2006 e 2007, entre outros. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de luto profundo".
Veja homenagens publicadas pelas escolas de samba:
Salgueiro lamenta a morte do carnavalesco Roberto Szaniecki — Foto: Reprodução/Redes sociais
Grande Rio lamenta a morte do carnavalesco Roberto Szaniecki — Foto: Reprodução/Redes sociais