Jeff Machado — Foto: Redes Sociais/ Reprodução
A Polícia Civil do Rio de Janeiro tenta identificar os responsáveis pela morte e ocultação do corpo do ator Jefferson Machado da Costa, de 44 anos. Agentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) encontraram restos mortais do ator nesta quarta-feira (24).
O corpo de Jeff Machado foi encontrado com pés e mãos amarrados dentro de um baú de madeira, que estava enterrado e concretado a dois metros de profundidade em um terreno na Rua Itueira, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.
Corpo do ator Jeff Monteiro foi encontrado em terreno em Campo Grande — Foto: Reprodução / Google Maps
4 meses desaparecidos
O sumiço do ator, que trabalhou na novela "Reis", da Rede Record, foi descoberto após uma ONG entrar em contato com a família porque oito cães estavam abandonados na casa dele.
Jeff ficou quatro meses desaparecido. Durante o período, a família recebia mensagens de texto de alguém que acreditavam se passar por ele.
Polícia encontra corpo do ator Jeff Machado enterrado dentro de baú no Rio
A mãe do ator já desconfiava dos contatos feitos por aplicativos de mensagens. Segundo ela, todos os supostos contatos do filho com a família eram por mensagens, mas sempre de texto — e não se pareciam com a forma como ele escrevia.
Senha do celular alterada
Em março desse ano, o g1 divulgou uma informação importante sobre o desaparecimento do ator. A família descobriu que a senha do serviço de nuvem – onde se armazena arquivos virtualmente – do celular de Jeff foi alterada, e a localização por GPS foi desabilitada.
As mudanças foram feitas no dia 7 de fevereiro, 11 dias após a família formalizar o registro na Polícia Civil.
Emails mostram que senha de ator desaparecido foi alterada e a localização desabilitada — Foto: Reprodução
Parentes não acreditam que essas mudanças foram feitas pelo ator. Entre os familiares, na época, cresceu a desconfiança de que Jefferson tinha sido vítima de um golpe e que poderia estar em poder de uma ou mais pessoas conhecidas dele.
A família de Jeff embarca para o Rio nesta quarta-feira para reconhecer o corpo no IML e dar início no processo de sepultamento.
Quem era o ator
Jeff Machado é natural de Araranguá e tem um currículo que transita entre jornalismo, atuação, produção e voluntariado. Em Santa Catarina, chegou a trabalhar como colunista social em revistas de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Florianópolis.
Ele saiu do estado de origem em 1997, quando passou a se profissionalizar, estudando atuação e outros temas, como direito, comunicação social e atuação.
Em 2008, após 10 anos vivendo no eixo Rio-São Paulo, mudou-se para Florianópolis. Na capital catarinense, atuou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV.
No estado, também exerceu voluntariado como assessor de imprensa e produtor em eventos beneficentes.
Jeff Monteiro em 'Reis', novela da Record — Foto: Divulgação
O Rio de Janeiro voltou a ser casa de Jeff em julho de 2014 . Na novela “Reis”, que estreou em março de 2022, Machado interpretou um soldado filisteu.
Ele também é conhecido pelo amor a animais e era tutor de oito cães. A família, inclusive, só soube do desaparecimento após os animais serem encontrados abandonados pela Zona Oeste do Rio de Janeiro - dois animais morreram e um não foi encontrado.