Por Lucas Soares e Gleison Baptista, Bom Dia Rio


Universitário é esfaqueado em acesso à Central do Brasil

Universitário é esfaqueado em acesso à Central do Brasil

Um universitário de 30 anos foi esfaqueado na noite desta segunda-feira (30) no entorno da Central do Brasil, no Centro do Rio.

Bombeiros do Quartel Central foram acionados às 20h08 e encontraram a vítima no subsolo da Praça Cristiano Ottoni, no acesso ao metrô.

O estudante tinha saído da Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (Ence/IBGE) e ia pegar o metrô quando foi abordado por três homens.

De acordo com testemunhas, por estar com fone de ouvido, o universitário não percebeu a abordagem e, por isso, foi esfaqueado no abdômen.

Ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar e passou por cirurgia.

O pai da vítima contou que o corte foi superficial e que o filho deveria ter alta nesta terça-feira (31).

As testemunhas disseram ainda que ladrões continuaram assaltando mesmo depois do incidente com o universitário.

Alunos pedem providências

Os próprios estudantes vêm se movimentando para aumentar a segurança na região. O Centro Acadêmico da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ) enviou um ofício ao Metrô Rio reivindicando “providências com relação à segurança do local”.

O documento cita que na última terça-feira (24), por volta das 11h, “uma estudante de direito da UFRJ sofreu uma tentativa de abuso sexual por um homem que portava uma faca dentro do metrô”. “A estudante precisou se defender sozinha e, depois, contou com ajuda de outras mulheres para prestar auxílio e realizar o boletim de ocorrência.”

“Essa situação ressalta o que tem acontecido de maneira sistemática nas dependências da Estação Central, em especial na saída D”, destaca o ofício.

O que dizem as autoridades

O Metrô Rio afirmou que suas equipes “não atenderam a nenhuma ocorrência nem tiveram registro de atendimento pelos bombeiros nas dependências do metrô” na noite de segunda.

A concessionária não comentou o ofício dos estudantes da UFRJ.

Já a PM informou que a região da Central Brasil “é de extrema importância sob a ótica da corporação, já que é uma das regiões de maior circulação de pessoas no Rio de Janeiro”.

“Através do 5° BPM (Praça da Harmonia), equipes são distribuídas pelo perímetro e realizam abordagens e verificações continuamente”, disse a PM.

“Nos primeiros meses deste ano, o batalhão já prendeu mais de 250 indivíduos em flagrante e apreendeu mais de 2.600 objetos perfurocortantes nas ruas do Centro do Rio”, destacou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!