Por g1 Rio


Certificado de vacinação pode ser emitido em três idiomas. Basta clicar na bandeira com as iniciais do país no topo da página do site ou do aplicativo. — Foto: Reprodução

A cidade do Rio ampliou a exigência do passaporte de vacinação para diversos estabelecimentos a partir desta quinta-feira (2).

O passaporte ou certificado de vacinação pode ser obtido pelo Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde.

A partir de agora, ele será cobrado em mais estabelecimentos, como bares, restaurantes, salões e hotéis. Os locais que já pediam o comprovante, como academias de ginástica e estádios, continuam a exigir o chamado “passaporte da vacina”. (Confira a lista completa).

O certificado ainda tem opções de ser emitido em português, espanhol e inglês e pode ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.

Veja as respostas para as perguntas abaixo:

  1. Como usar e fazer o cadastro?
  2. Minha dose não entrou no sistema, o que eu faço?
  3. O que são o certificado de vacinação e a carteira de vacinação?
  4. Como emitir o certificado de vacinação ou a carteira de vacinação?

Conecte SUS Cidadão — Foto: Reprodução

1. Como usar e fazer o cadastro?

Você pode baixar o aplicativo gratuitamente no seu smartphone ou pode acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.

Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

2. Minha dose não entrou no sistema, o que eu faço?

O ministério diz que é preciso procurar o local de vacinação, a secretaria estadual ou a municipal de saúde para solicitar o registro. Segundo o ministério, as doses devem constar no sistema em até 10 dias após a data da vacinação. Para mais orientações, o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”.

3. O que são o certificado de vacinação e a carteira de vacinação?

O aplicativo permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos. O "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19" é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus.

O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código. O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses da vacina. Ele pode ser emitido também em inglês ou espanhol.

4. Como emitir o certificado de vacinação ou a carteira de vacinação?

Conecte SUS no celular — Foto: Reprodução

Você pode obter os dois documentos tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Também é possível baixar os documentos no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.

Certificado nacional de vacinação:

  • No site, clique na aba 'cartões'. No aplicativo, clique no botão azul.
  • Selecione a opção 'Certificado de Vacinação Covid-19' - essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal.
  • O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol.
  • Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.

Carteira de vacinação:

  • No site, clique na aba 'cartões'. No aplicativo, clique no botão azul.
  • Selecione a opção 'Carteira de Vacina'.
  • É possível obter a carteira de vacinação mesmo sem ter tomado as duas doses.

Conecte SUS: carteira de vacinação — Foto: Reprodução

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!