Por G1


Primeira mulher à frente de uma Unidade de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro, Pricilla de Oliveira Azevedo, assume a coordenação das UPPs (Imagem de arquivo) — Foto: Bruno Gonzalez/Extra/Agência O Globo

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de janeiro informou, nesta segunda-feira (30), que a tenente-coronel Pricilla Azevedo será a nova coordenadora das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do estado.

Priscilla foi a primeira oficial mulher a comandar uma UPP, na comunidade do Santa Marta, na Zona Sul, entre 2008 e 2011. Durante a carreira, ela foi chefe da UPP Rocinha e do batalhão da Tijuca (6°BPM).

Antes de assumir a coordenação de todas as Unidades Polícia Pacificadora, Priscilla trabalhou por quase dois anos na coordenação da Comissão de Feridos da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), responsável pelo atendimento psicossocial dos policiais militares lotados em UPPs que foram vítimas da violência.

A tenente-coronel também ocupou o cargo de secretária de estado de vitimados até setembro de 2020, quando a pasta passou a fazer parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Em 2021, Priscilla retornou ao posto de secretária quando a pasta foi reativada, passando a chamar-se Secretaria de Assistência à Vítima.

Em 2012, a policial recebeu o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem, em homenagem na Casa Branca, nos Estados Unidos.

Major Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma UPP no Rio de Janeiro, é homenageada nos EUA — Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!