Rio de Agora — Foto: Divulgação
O relógio marca seis horas da manhã e Ricardo dos Santos, 45 anos, acorda para mais um dia percorrendo as ruas do Rio de Janeiro em cima da moto. Morador do bairro Santo Cristo, na zona portuária carioca, o motoboy vai de norte a sul levando pessoas e entregas.
Cadastrado em aplicativo há quatro anos, ele tem licença para mototáxi e motofrete, por isso conhece bem o corre diário de quem pilota pela capital fluminense.
Acostumado com o trânsito do dia a dia, ele dá uma dica importante para que todos – pedestres, ciclistas e motoristas – convivam em harmonia.
“Ter veículo qualquer um pode ter, o que vem com a prática é a experiência no trânsito. E, mesmo que você seja experiente, precisa ter atenção dobrada. Além de guiar, para mim e pela minha própria segurança, fico atento a todos ao meu redor”, diz Ricardo, que pilota moto há 13 anos.
Todos os dias, o motoboy reforça para si mesmo a importância de respeitar as leis de trânsito e pede proteção para mais uma jornada de trabalho. Na volta para casa, sempre lembra de agradecer por estar mais uma vez com a família.
A preocupação de Ricardo em fazer a coisa certa pode ser transformadora quando incorporada pelas pessoas, tornando-se em uma forma de encarar a vida. Ou seja, para além do trânsito e do respeito às leis, ela está na forma como tratamos idosos, grávidas e crianças, em pensar no coletivo antes de querer levar vantagem em algo e, principalmente, em pautar suas ações no simples fato de estar fazendo o correto
Rio de Agora — Foto: Divulgação
Pensando em fazer a coisa certa e ajudar as pessoas a estarem dentro das regras, a Águas do Rio criou o "Vem com a Gente". O programa funciona como uma espécie de “mutirão” que entra nas regiões com o objetivo de legalizar e recuperar todo o sistema de abastecimento de água existente, além de atualizar os cadastros e realizar a inclusão das pessoas na tarifa social.
Os moradores das comunidades Mangueira e Barreira do Vasco, na zona norte da capital, foram os primeiros a receber os times de campo da concessionária e aproveitaram a oportunidade de fazer a coisa certa.
Enquanto as ligações irregulares, que muitas vezes eram as únicas opções das pessoas para terem acesso à água, iam sendo desfeitas e tudo passava a funcionar da forma correta, os moradores foram cadastrados para virarem clientes. Muitos tiveram uma conta em seus nomes pela primeira vez, passando a ter um comprovante de residência e a possibilidade de comprar à crédito.
Além disso, a instalação de hidrômetros e as ações educacionais da Águas do Rio resultaram na diminuição no desperdício de água, um bem tão importante para todos. Água legal é fundamental para a saúde das pessoas. É melhor para você e para todos em seu entorno!