O segundo turno das eleições para prefeito do Rio de Janeiro será disputado entre Eduardo Paes (DEM) e Crivella (REPUBLICANOS), no próximo dia 29 de novembro. Por isso, o G1 resumiu os principais pontos das propostas de governo dos dois candidatos.
Crivella (Republicanos)
Marcelo Crivella — Foto: GloboNews
Na área da economia, o plano propõe instituir o Banco Carioca de Fomento, em parceria com o BNDES, para oferecer linhas de microcrédito para os pequenos empreendedores e injetar recursos no financiamento de empreendimentos sustentáveis, socialmente responsáveis e com impacto comunitário. O candidato pretende também atrair empresas privadas para o Rio, oferecendo concessões de espaços ociosos que pertençam ao município.
O plano sugere a criação de 100 mil novos empregos diretos com investimentos em obras de infraestrutura, mediante convênios com o Governo Federal. Obras de saneamento básico e para a despoluição de lagoas e rios são prioridades.
Na saúde, o planejamento é ampliar o número de leitos de UTI adulto em 50%, passando de 178 para 277 unidades de tratamento intensivo. O plano fala ainda em transformar o Hospital Ronaldo Gazolla, na Zona Norte, em um Complexo Especializado em Saúde para atendimento na área de assistência hospitalar e ambulatorial eletiva em múltiplas especialidades e na área de ensino e pesquisa.
Eduardo Paes (DEM)
Eduardo Paes participou da convenção virtual do Cidadania — Foto: Reprodução
A proposta de governo lista 12 objetivos centrais, como a restauração da qualidade de serviços básicos: saúde, educação e transportes. A recuperação da situação financeira passa pelo pagamento dos salários em dia e "a retomada dos sistemas de meritocracia".
O programa objetiva melhorar a qualificação de guardas municipais para que atuem em defesa da integridade física e patrimonial, principalmente em áreas comerciais e movimentadas.
O candidato cita também a redução dos níveis de pobreza, ampliando o programa Cartão Família Carioca, e a priorização de investimentos sociais em locais pobres para melhorar a qualidade dos serviços públicos.
VÍDEOS: Funciona Assim - Eleições 2020: