Enredo e samba apresenta o carnaval da Vila Isabel
No desfile de 2024, a Unidos de Vila Isabel vai reeditar um enredo de 1993 que faz uma viagem ao templo da criação para ressaltar a importância das crianças para um mundo melhor: "Gbala - Viagem ao Templo da Criação".
A Vila Isabel conta em seu enredo uma história ancestral na Sapucaí, sob a ótica das religiões de matriz africana: no início do tempo, o deus supremo Olorum delegou para o seu assistente Oxalá que ele criasse os homens. O mundo precisava de alguém que pudesse zelar por essa criação pelo mundo, como a gente conhece: as folhas, as plantas, os animais e as águas do mar.
Mas, depois de algum tempo, o homem passou a tratar mal aquilo que ele deveria cuidar. Então, os orixás reuniram crianças de todo mundo para que elas pudessem ir ao templo da criação.
"Oxalá, o criador de tudo, tem a esperança que as crianças possam salvar o nosso planeta. O planeta está doente. E as crianças tem essa coisa da inocência, da pureza, de tudo aquilo que o ser humano perdeu", conta o carnavalesco Paulo Barros.
Na avenida, a Vila pretende difundir a esperança que Oxalá tem pelas crianças. O enrendo ensina sobre a não poluição do planeta e zelo pela morada humana.
Para Paulo Barros, essa esperança vai tomar os corações dos foliões, durante o desfile e no fim dessa grande festa. E reforça a educação ambiental que a escola quer provocar na população: "A nossa intenção é essa mensagem: vamos cuidar mais do que é nosso", diz Barros.
Confira a letra:
Meu Deus
O grande criador adoeceu
Porque a sua geração já se perdeu
Quando acaba a criação
Desaparece o criador
Pra salvar a geração
Só esperança e muito amor
Então foram abertos os caminhos
E a inocência entrou no templo da criação
Lá os guias protetores do planeta
Colocaram o futuro em suas mãos
E através dos Orixás se encontraram
Com o Deus dos deuses - Olorum
E viram
Viram como foi criado o mundo
Se encantaram com a mãe natureza
Descobrindo o próprio corpo compreenderam
Que a função do homem é evoluir
Conheceram os valores do trabalho e do amor
E a importância da justiça
Sete águas revelaram em sete cores
Que a beleza é a missão de todo artista
Gbala é resgatar, salvar
E a criança é a esperança de Oxalá
Gbala, resgatar, salvar
A criança é a esperança de Oxalá
Vamos sonhar
"Gbala - Viagem ao Templo da Criação" é o enredo da Vila Isabel — Foto: Reprodução/Site oficial