Petrópolis, RJ, volta a fazer parte da Região Metropolitana do Rio
A cidade de Petrópolis voltou a fazer parte da Região Metropolitana do Rio. Geograficamente, a cidade continua na Região Serrana, mas voltou a ser prioridade para participar de programas e projetos do Governo Estadual, segundo informou a Câmara Metropolitana do Rio.
Quando a Região Metropolitana foi criada, em 1974, Petrópolis fazia parte da sua formação. A cidade deixou de ser inserida no bloco a partir de 1990 e retornou 2018.
Potencial econômico e densidade populacional são requisitos para que os municípios integram o grupo da Região Metropolitana. — Foto: Rogério de Paula / Inter TV
Ao todo, 22 municípios fazem parte desse grupo, que reúne informações sobre saneamento básico, mobilidade urbana, serviços de comunicação digital e moradia.
O objetivo é que a partir desses dados sejam criadas políticas públicas com foco no desenvolvimento das cidades.
A Câmara Metropolitana informou que para fazer parte do grupo é necessário que os municípios atendam a alguns requisitos, como potencial econômico e densidade populacional.
Segundo Luis Fernando Panelli, diretor do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro, também foi criado um Fundo Metropolitano que poderá ajudar esses municípios a colocar em prática seus projetos de melhorias.
"O fundo descentralizado vai ajudar as cidades a se desenvolver. O governo percebeu a necessidade de desenvolvimento da região metropolitana e isso só é possível com a participação ativa dos municípios", disse Panelli.
Para o município, a expectativa é que essa maior aproximação com o Governo do Estado facilite algumas medidas, como o financiamento de projetos habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida.
Cidades da Região Metropolitana
Também fazem parte da região metropolitana as cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.