O Detran do Rio vai realizar, nesta segunda-feira (9), a quarta edição do Dia D para o público PCD. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h no Posto Detran Acessível (PCD) e nas unidades Ciretrans. As vagas são limitadas.
Os atendimentos começam nesta segunda-feira (9), das 8h às 16h no Posto Detran Acessível (PCD) e nas unidades Ciretrans. — Foto: Juan Lessa
O público terá atendimento prioritário e poderá se inscrever no programa “Cidadania Sobre Rodas”, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência que precisam de carro adaptado.
No Posto Detran Acessível (PCD) o departamento vai oferecer o curso “Oficina sob Medida”, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis. Na unidade, a Secretaria de Trabalho, por meio da Casa da Inclusão, oferecerá vagas de emprego. Além disso, a Fundação Leão XIII dará orientação para o requerimento do Vale Social.
O usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento prévio. Também poderá realizar serviços de habilitação em todas as unidades, com exceção dos postos de Duas Barras, Trajano de Morais, Cantagalo, Macuco, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, Miracema, Porciúncula, Mendes, Piraí, Vassouras, Miguel Pereira, São José do Vale do Rio Preto, Japeri, Paracambi, Parque Maré, Rocinha, Ceasa, Jacarezinho, São Gonçalo (Neves).
Já os serviços veiculares serão disponibilizados no posto Detran Acessível (PCD), que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35, em São Cristóvão).
Documentos exigidos
O Detran orienta que a emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista - sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone).
De acordo com o departamento, caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo.
Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.
Confira as unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas”:
2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOITACAZES
- Rua Barão de Miracema, nº 246 - Centro
5ª CIRETRAN – PETRÓPOLIS
- Condomínio Shopping ABC / Rua: Tereza, 1515 - Alto da Serra
8ª CIRETRAN – ARARUAMA
- Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA
9ª CIRETRAN – TERESÓPOLIS
- Rua: Joseppha Copelo, 390 - Bairro de Fátima
14ª CIRETRAN – PÁDUA
- Parque de Exposições Governador Antônio de Pádua Chagas Freitas / Rod. Prefeito Renato de Alvim Padilha, 3034 - Alto das Sete Moças
20ª CIRETRAN – CABO FRIO
- Rua Meira Junior, s/nº - Centro
22ª CIRETRAN – RIO BONITO
- Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39
25ª CIRETRAN – MIRACEMA
- Av. Deputado Luís Fernando Linhares, nº 1010, Centro - Parque de Exposições Jamil Cardoso