Ao todo, participam quase 90 instituições, como escolas, universidades, secretarias municipais, empresas e entidades ligadas à área científica — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Foi iniciada nesta quarta-feira (17) a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O evento vai até sábado (20) no Jardim São Benedito, das 9h às 16h.
Ao todo, participam quase 90 instituições, como escolas, universidades, secretarias municipais, empresas e entidades ligadas à área científica. A expectativa da organização é de que 15 mil pessoas visitem o local.
Com o tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, a Semana integra todas as ciências e tem o objetivo de difundi-las e popularizá-las.
"Este evento tem o objetivo de divulgar e difundir o amor e a crença que temos de que a Ciência pode nos dar um mundo melhor. Campos é uma das cidades mais importantes do país em Ciência, pois tem grandes universidades. Somos um polo difusor de conhecimento. Muitos campistas e moradores de cidades da região que aqui estudaram se tornaram grandes cientistas e divulgaram o conhecimento de Campos para o mundo inteiro. Este é o destino que almejamos para todos os nossos estudantes", ressalta o secretário de Educação, Brand Arenari.
A abertura contou com o grupo Arte na Lata, de São Francisco de Itabapoana, que executou o Hino Nacional e depois voltou para apresentar mais músicas. O Hino a Campos foi executado pela banda da Secretaria de Educação.
A mesa foi composta pela pela vice-prefeita, Conceição Santana (PPS); O reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Luiz Passoni; o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo; e o vice diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, Crisóstomo Lima.
O evento conta com Mostra Fotográfica das Escolas Municipais, exposições, oficinas de Programação e Robótica, oficinas ambientais, brincadeiras, atualização do cartão vacinal para pessoas de todas as idades, vacinação de caninos e felinos, Feira de Adoção de Animais, estandes temáticos, e a VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.