(Foto: Reprodução / Divulgação Prefeitura do Rio)
Foi lançado nesta sexta-feira (5), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o calendário dos mais de 200 eventos que serão realizados em 14 meses para celebrar os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, um dos "presentes" para a cidade será a inauguração do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, como ícone de revitalização da Zona Portuária do Rio. "Queremos ver se inauguramos o museu com um bolo no dia 1º de março como um grande presente para a cidade", disse Paes.
Marcelo Calero, do Comitê Rio 450 anos, destacou que o calendário que marca a data de mais de 200 eventos propostos por iniciativas da sociedade e de instituições, é um calendário vivo. Ou seja, ele será alimentado constantemente quem novas ideias e eventos que vão surgir. Só para janeiro, segundo ele há 85 projetos propostos.
As propostas podem ser dividas em seis categorias: Artes (que envolve artes plásticas, cênicas e exposições), Seminários (com a realização de congressos e debates), Música (shows, concertos e apresentações), Esportes (envolvendo todas as modalidades esportivas), Presentes e Celebrações (ações institucionais) e Festivais (apresentações variadas).
Além do Passaporte Museus Cariocas, o calendário também tem outras quatro iniciativas âncoras. São elas: Biblioteca Rio450, com cerca de 80 títulos sobre a história da cidade à disposição; Pavilhão Rio 450, com exposições sobre a história da cidade; Memória Carioca, onde o morador vai ser convidado a compartilhar fotos que mostrem um pouco de nossa carioquice; e Jogos Rio 450, que no Campeonato Carioca de futebol vai entregar o Troféu Rio 450 Anos e fazer das atividades testes para as Olimpíadas do Rio em 2016 uma celebração do aniversário de fundação do Rio.
Entre os destaques do calendário, está a criação do Passaporte Museus Cariocas, que vai permitir o ingresso gratuito ou com desconto em 40 dos cerca de 150 museus da cidade. Essa é uma das atividades âncoras dos eventos. Além disso, haverá eventos artísticos, musicais, esportivos e seminários.
Festa começa no Réveillon
A data de aniversário da cidade é 1º de março, mas as comemorações já começam no Réveillon deste ano, em 31 de dezembro, e vão até 1º de março de 2016 – quando a cidade vai sediar os Jogos Olímpicos.
Segundo o diplomata Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450, um dos principais objetivos é fazer com que todo o município seja tomado pelas comemorações e que os cariocas sejam os grandes protagonistas da festa de aniversário da cidade.
O calendário recheado de comemorações pulverizadas pela cidade vai preparar afetivamente o Rio para receber as Olimpíadas. De acordo com Calero, uma cidade que se conhece mais, que sabe mais sobre sua história e os seus personagens, é uma cidade com autoestima maior. O presidente do comitê acredita que isso vai refletir no bom andamento dos jogos de 2016.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.