Faltam apenas cinco dias para o início da Paralimpíada do Rio e a cidade está voltando a entrar no espírito esportivo. Em Copacabana, nesta sexta-feira (2), foi inaugurado um ponto com os "agitos paralímpicos", símbolo dos Jogos, com 4 metros de altura e 3 metros de comprimento, com detalhes para despertar sensações, perfeito para cliques e selfies.
"A escultura é uma mensagem para que as pessoas parem de comprar garrafas pet de água porque todo mundo deveria ter acesso à água potável e segura, sem gasto. Além disso, o pet é descartável e gera lixo, esses agitos, assim como os aros, falam sobre conscientizar as pessoas sobre a forma como elas consomem e como descartam os resíduos plásticos", disse Elisa Brasil, artística plástica responsável pelos Agitos.
"A gente decidiu explorar a textura de diferentes resíduos plásticos e cheiros também para que fosse uma experiência mais sensorial para as pessoas conferirem aqui", acrescentou.
O público também poderá ver algumas competições ao ar livre em Copacabana: triatlo, nos dias 10 e 11 de setembro, e maratona, no dia 18.
Já no aeroporto Internacional Tom Jobim, a movimentação de voluntários indica a chegada de várias delegações nesta sexta-feira. O técnico da Austrália chegou com 46 atletas e disse que é muito bom ficar no Rio.
Na equipe da Coreia, chegaram também os médicos para cuidar dos atletas. Cerca de 1.600 integrantes de delegações são aguardadas para esta sexta-feira.