04/09/2016 20h11 - Atualizado em 04/09/2016 21h13

Maracanã tem ensaio geral da cerimônia de abertura da Paralimpíada

Mensagem de cerimônia é mais 'universal', dizem organizadores.
Paralimpíada começa nesta quarta-feira (7); trânsito foi modificado na região.

Do G1 Rio

Neste domingo, o Maracanã recebeu o público para o ensaio da cerimônia de abertura da Paralimpíada, que será realizada na quarta-feira (7). O ensaio geral começou por volta das 17h30, como mostrou a Globonews.

De acordo com os organizadores, 2,5 mil artistas devem participar do espetáculo. Quem chegava ao estádio apostava em uma cerimônia tão ou mais bonita que a dos Jogos Olímpicos.

"Eu acho que é um sonho para todos nós brasileiros", disse uma fã.

Muitos sonhavam em participar do espetáculo. "Pena que eu não posso participar disso, porque senão eu estaria lá", disse uma espectadora na cadeira de rodas.

A abertura da Paralimpíada, segundo a organização, tem uma mensagem universal. “A gente quer falar do ser humano, quer falar da solidariedade, quer falar da tolerância, quer falar dos diferentes corpos, das diferentes habilidades, do respeito”, disse Marcelo Rubens Paiva, diretor artístico da cerimônia de abertura.

A cerimônia de abertura da Paralimpíada será um pouco mais curta do que na Olimpíada. A previsão é durar cerca de duas horas e 45 minutos. Uma das atrações vai ser o artista plástico Vik Muniz, especialista em criar peças com os mais diversos materiais. Ele vai fazer algo criar objeto durante a cerimônia de abertura.

A atleta americana de snowboad, Amy Purdy, também vai se apresentar. “Se imagina que snowboard e dança não tem nada a ver, mas quando eu treino para a Paralimpíada, eu sei que eu só tenho uma chance. Agora, na cerimônia vai ser igual”, disse Amy.

Trânsito para a festa
Para o ensaio da cerimônia de abertura nesta domingo foram fechadas as ruas General Herculano Gomes e Visconde de Niterói, além da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Quinta da Boa Vista, simulando o que vai acontecer no dia 7. Os motoristas que pretendem ir ao Centro da cidade, a opção é utilizar o Viaduto da Mangueira e acessar a Radial Oeste. É também possível seguir pelas avenidas Pedro II e Francisco Bicalho.

Além das interdições, foram feitos bloqueios para a simulação das rotas de ônibus que serão utilizadas pelas delegações paralímpicas na chegada e saída do Maracanã.

Como aconteceu na Olimpíada, as autoridades de trânsito da prefeitura pediram que o  público vá à cerimônia utilizando o transporte público.

Reforço nos trens
A SuperVia, concessionária de trens do Rio, informou que composições extras serão colocadas para o ensaio da abertura da Paralimpíada. As viagens adicionais são para os ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna, com partidas na Estação São Cristóvão.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de