A prefeitura do Rio publicou nesta sexta-feira (2) o edital para concessão das instalações esportivas do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, como mostrou a Globonews. As propostas vão ser analisadas no próximo mês, trinta dias após a publicação do edital. O prazo da concessão será de 25 anos.
O projeto prevê um investimento de R$ 130 milhões da iniciativa privada nos primeiros dois anos, para transformar as Arenas Cariocas 1 e 2 em áreas multiuso. A verba também será usada para fazer a desmontagem do Estádio Aquático e construir dois novos centros esportivos e um alojamento para os atletas.
Por ser uma Parceria Público Privada, a prefeitura também vai investir R$ 108 milhões na desmontagem da arena de handebol e na construção de quatro escolas no primeiro ano de contrato.
A iniciativa privada investe na conversão dos equipamentos olímpicos em arenas multiuso, conversão de arenas em escolas, construção de novas instalações esportivas e reurbanização do parque em troca da exploração comercial de parte dessas instalações.
O Estádio Aquático vai virar dois centros aquáticos que podem ser instalados em qualquer ponto da cidade ou até fora do Rio de Janeiro. Em entrevista no início do mês, o prefeito Eduardo Paes disse que quatro grupos manifestaram interesse.