Celeiro de celebridades, o Rio de Janeiro abriga inúmeras pessoas famosas. Mas, nem todas ganham projeção na mídia. Com olhar delicado, o fotógrafo Gustavo Malheiros registrou os “Anônimos Famosos” da Cidade Maravilhosa. O trabalho, que rendeu dois livros, ganha uma exposição, que estreia neste sábado (7), com entrada gratuita, no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Centro do Rio.
Copacabana (Foto: Divulgação/Gustavo Malheiros)
Pelos bairros de todas as regiões do Rio, há personagens que são famosos para a população local – seja pela peculiaridade de seus trajes, pela irreverência em via pública ou pela notoriedade de seu trabalho. Foi para revelar e homenagear estes anônimos famosos que Gustavo teve a ideia de realizar os ensaios fotográficos.
O primeiro livro foi publicado em 2002. O segundo, 12 anos mais tarde, em 2014. As duas edições reúnem 94 personagens ícones da cidade. “Eu acho que o Rio de Janeiro é uma fábrica de anônimos famosos. Acho que em nenhum outro lugar surgem tantos”, diz o fotógrafo.
Para a exposição, que estreia neste fim de semana, foram selecionados cerca de 40 personagens. Alguns deles já não circulam mais pelas ruas da cidade, mas estão na memória dos cariocas, como Jórge Selaron, artista chileno responsável pela famosa escadaria que liga a Lapa e Santa Teresa; Delegado da Mangueira, o mestre-salas que só teve notas dez em suas performances na Sapucaí e Seu Francisco das Rosas – todos já falecidos.
Carioca (Foto: Divulgação/Gustavo Malheiros)
Carioca, Malheiros conta antes de pensar no projeto “Anônimos Famosos”, tinha vontade de fotografar algumas personalidades das ruas do Rio, como Anamaria Carvalho, musa da bossa nova que se tornou andarilha e passou a ser conhecida como a Mulher de Branco. “Cada um que anda pelo Rio de Janeiro, conhece três ou quatro desses personagens. Quem circula muito pela cidade conhece uns dez”, comenta o fotógrafo.
Malheiros faz questão de destacar que, embora se trate de um trabalho autoral, os dois livros são frutos de um trabalho coletivo. “Nada na vida a gente faz sozinho”, afirmou, ressaltando a participação de pesquisadores, diretores de arte, assistentes de fotografia e da esposa que colaboraram na produção dos dois livros.
A exposição “Anônimos Famosos” ficará em cartaz no Centro Cultural Parque das Ruínas até o dia 29 de novembro. Gustavo Malheiros, no entanto, espera conseguir tornar a mostra itinerante e ampliá-la. “Eu acho que esses personagens representam muito bem o Rio de Janeiro. Eles merecem destaque num museu de porte maior”, destacou.
Serviço
O quê: Exposição Anônimos Famosos, de Gustavo Malheiros
Onde: Centro Cultural Parque das Ruínas - Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Quando: de 7 a 29 de novembro - de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.