Os rebeldes xiitas, também conhecidos como houthis, anunciaram neste domingo (2) que tomaram o controle do povoado população de Huz, no noroeste do Iêmen, após violentos combates com a tribo sunita Al-Ahmar, que deixou dezenas de mortos em ambos os lados.
Em comunicado, os xiitas explicaram que seus combatentes capturaram na tarde de sábado (1°) o povoado e conseguiram restaurar a segurança e a estabilidade em Huz.
- Oleoduto do Iêmen é bombardeado e fluxo de petróleo é interrompido
Esta região da província de Amran é um dos principais redutos do clã Al-Ahmar, que enfrenta os xiitas desde outubro do ano passado para respaldar a organização salafista contrária ao movimento houthi na vizinha região de Saada.
Esta vitória veio dois dias depois de os rebeldes xiitas tomarem outras duas fortificações do clã Al-Ahmar: as regiões de Jamri e de Anash.
O avanço houthi preocupa as autoridades e os grupos políticos, que temem sua chegada à capital, Sana, em cujos arredores aconteceram confrontos nos últimos dias entre os xiitas e grupos tribais seguidores do Partido Reforma Islâmica.