Materiais podem ser levados para reciclagem — Foto: Ascom/Semas
Muitas pessoas, ao descartarem o lixo em suas casas, ainda colocam restos de comida, plástico, papéis, alumínio e demais resíduos no mesmo saco plástico. Para quem quer começar a reciclar seu lixo doméstico, seguem algumas dicas que podem ajudar no dia a dia.
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. O lixo reciclável engloba todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor de alguma forma, como papéis (papelão, jornal), plásticos, metais e vidros. Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor também devem ser descartadas com o reciclável, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos da construção civil.
É importante que as embalagens plásticas sejam higienizadas, as caixas de papelão dobradas (para economizar espaço), os vidros embalados em jornal ou papelão caso estejam quebrados, para não machucar quem for manusear. Os papéis podem ser dobrados, porém, não devem estar amassados.
O lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares e demais eletrônicos) e as lâmpadas, apesar de serem considerados recicláveis, devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta, como supermercados e shoppings.
PAPEL E PAPELÃO
Jornais, revistas, impressos em geral, caixas de papelão e embalagens longa vida.
PLÁSTICO
Garrafas, brinquedos, potes de cremes e xampus, embalagens de produtos de limpeza, sacos, sacolas, saquinhos de leite, tubos e canos e papéis plastificados, metalizados ou parafinados (como embalagens de biscoitos).
METAL
Latas de cerveja, refrigerante e sucos; molduras de quadros e esquadrias (formas de janelas, portas, portões, venezianas etc.). Para facilitar o processo de reciclagem, as latas devem ser amassadas ou prensadas.
VIDRO
Garrafas, vidros de conserva e frascos. É importante que sejam lavados (sempre com água de reuso) e tenham suas tampas retiradas antes do descarte.
Fonte: Recicla Sampa