Jovem surdo vai ao cinema pela primeira vez em sessão adaptada no Paraná
Aos 18 anos, o jovem Fernando Castilho dos Santos teve a oportunidade de assistir a um filme no cinema pela primeira vez. Ele, que é surdo, realizou o sonho em uma sessão adaptada do filme "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo", exibido no Festival de Cinema da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.
O desejo de participar de uma sessão era distante não só pela escassez de sessões adaptadas: Fernando mora em um distrito afastado da cidade que não tem salas de cinema.
"Eu gostei. A menina e um menino que namoraram, achei bem legal. Na tela grande dá para ver o intérprete."
Fernando aprovou experiência inclusiva na primeira sessão de cinema que participou — Foto: Reprodução
A experiência, que aconteceu no 15º Festival de Cinema da Lapa, também foi novidade para a mãe do estudante, Maria Cleusa Castilho, de 40 anos.
"Eu não tive essa oportunidade, nunca tive... De participar assim no cinema, com ele, né? Na casa ele vê televisão, normal, mas no cinema...", conta, dizendo não ter certeza se o filho sempre consegue entender o que vê na TV.
Além dos dois, centenas de jovens lotaram a sala de cinema na sessão que contou com legenda com descrição de áudio e tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participarem, a curadoria da sessão disponibilizou uma van para buscar o público no distrito Faxinal dos Corrêas.
Entre os rostos atentos ao filme estava também Vanusa Camargo da Silva, de 20 anos, que também é deficiente auditiva.
"A primeira vez que eu vi um filme que tinha legenda e também intérprete de libras, eu gostei muito de assistir assim. No cinema eu nunca tinha visto. Na televisão já tinha visto intérpretes, mas no cinema nunca", conta.
Sessão de filme nacional teve legendas e intérprete para participantes — Foto: Reprodução
Leia também:
- Gigantomastia: Jovem que tirou 10 kg de mamas quer voltar à academia e usar biquíni
- Investigação: Vereador eleito no Paraná é morto a tiros na casa dos pais
- Natal em Curitiba: Programação tem mais de 100 atrações gratuitas
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.