Concurso vai escolher as melhores merendas do estado
Um concurso do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) vai escolher quais as melhores merendas servidas nas escolas estaduais do Paraná.
Serão selecionadas 96 receitas para compor um livro exclusivo assinado pela Chef Manu Buffara – natural de Maringá, eleita melhor chef mulher da América Latina de 2022.
O objetivo, conforme o Fundepar, é destacar a importância da alimentação escolar como fator essencial para o desenvolvimento dos estudantes, além de promover a gastronomia regional. Leia detalhes a seguir.
O concurso é também uma forma de valorização dos profissionais das cozinhas das escolas.
"A gente fala de educação dos filhos, e esquece de falar da educação alimentar, e ela engloba o processo de educação. A valorização das merendeiras e merendeiros do estado é muito importante, porque eles que estão ali, fazendo, às vezes, as cinco refeições do dia das crianças, algumas escolas duas, algumas uma, mas às vezes é a refeição mais importante que essas crianças têm", destaca Buffara.
Chef de cozinha Manu Buffara traz elementos da Serra do Mar do Paraná para a alta gastronomia — Foto: Henrique Schmeil.
Entre os escolhidas para o livro, serão selecionados 32 merendeiros ou merendeiras para participarem de um evento em Curitiba com um curso oferecido pela chef, no qual ela ensinará algumas receitas e dará dicas sobre as melhores utilizações dos alimentos.
Os profissionais selecionados ganharão também um certificado e um avental personalizado.
As três melhores receitas, escolhidas pela chef, ganharão ainda um passeio de trem para o litoral do Paraná, um jogo de jantar de porcelana personalizado e um kit de livros de culinária.
Como se inscrever, critérios e categorias
Concurso seleciona melhores merendas de escolas do Paraná — Foto: RPC
Para se inscrever, as merendeiras e os merendeiros devem gravar um vídeo de até 1 minuto, na vertical, se apresentando e com uma breve descrição da receita e dos ingredientes utilizados.
Os concorrentes devem enviar também um PDF com a descrição da receita, a categoria dela e dados da escola em que o merendeiro está vinculado.
O vídeo e o PDF devem ser enviados por meio da internet até 23 de outubro de 2024.
Segundo o edital, as receitas devem ser 100% feitas com os ingredientes fornecidos pelo Fundepar e refletir a tradição, regionalidade e aceitação dos estudantes.
O concurso tem três categorias: lanche, prato principal e sobremesa.
Conforme o edital do concurso, na seleção serão avaliados quatro critérios:
- Tradição: a receita deve refletir as tradições culinárias locais, preservando técnicas e ingredientes que façam parte da cultura da região, utilizando-se dos itens disponibilizados na Merenda Escolar.
- Localidade e regionalidade: valorização de ingredientes locais e regionais, com ênfase em produtos frescos e de origem conhecida da agricultura familiar, que são recebidos nas instituições de ensino.
- Criatividade: inovação na adaptação de receitas tradicionais para o ambiente escolar, mantendo o equilíbrio nutricional e criando receitas possíveis de serem feitas em grande escala, pensando no dia a dia das cozinhas escolares que ofertam muitos servimentos a cada refeição.
- Sustentabilidade: uso consciente dos recursos, evitando o desperdício de alimentos, considerando a inclusão de práticas que promovam a sustentabilidade na produção das refeições.
Preparação
No Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, em Curitiba, diariamente, a equipe faz a merenda de 1.200 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, divididos em dois turnos.
Lá, as merendeiras pretendem participar das três modalidades do concurso. Inclusive, na escola, uma receita de pudim fez sucesso entre os alunos.
- LEIA TAMBÉM: Veja dicas de receitas paranaenses
No entanto, as merendeiras não revelaram quais as receitas que vão inscrever para o concurso. Isso porque elas ainda estão testando algumas receitas inéditas.
A repórter da RPC Dulcineia Novaes visitou o colégio, experimentou um dos quitutes, e aprovou.
"Gente, é muito boa. Eu quero estudar nessa escola também", disse.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.