Por Mariah Colombo, g1 PR — Curitiba


Lauro Takuo Tomizawa, arquiteto que projetou Farol do Saber e a primeira pista de skate pública de Curitiba — Foto: Redes Sociais/Rafael Greca

O arquiteto Lauro Takuo Tomizawa morreu, aos 82 anos, na última segunda-feira (16), em Curitiba. Ele estava internado no Hospital Pilar. A causa da morte não foi divulgada.

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tomizawa fez parte da equipe que projetou o Farol do Saber e a pista de skate da Praça do Gaúcho, considerada a primeira da capital paranaense.

Natural de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, se mudou para Curitiba ainda adolescente, com 14 anos.

Contribuição na educação, esporte e cultura

Farol do Saber em Curitiba — Foto: Luiz Costa/SMCS

O arquiteto fez parte da equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

No órgão, ajudou a desenvolver o Farol do Saber – rede de bibliotecas presentes em diversos bairros de Curitiba.

Em todas elas, os prédios são semelhantes, com 88 m² de área e dois pavimentos, sendo que o primeiro é tem o acervo literário e no segundo estão os computadores para pesquisa e acesso à internet, onde também são realizadas atividades de leitura e contação de histórias.

Projeto do Farol do Saber, rede de pequenas bibliotecas espalhadas por diversos bairros de Curitiba — Foto: Prefeitura de Curitiba

O projeto foi concebido e é mantido pela prefeitura com o objetivo de descentralizar o acesso ao conhecimento e a leitura. Em 1996, a iniciativa resultou na conquista do Prêmio Mundial do Habitat, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outra criação conhecida do arquiteto é a pista de skate da praça do Redentor, conhecida como Pista do Gaúcho.

Construída em 1974, ela foi a primeira pista de skate em praça pública na capital paranaense e uma das primeiras no Brasil. Atualmente, ela passa por reformas.

O historiador Victor Augustus Graciotto Silva, pesquisador da história do skate no Paraná, conta que a criação do arquiteto surgiu a partir de uma provocação dos entusiastas da atividade.

"Os skatistas contam que levaram umas revistas para ele e aí começou", afirma.

Pela criação de Tomizawa passaram – e ainda passam – grandes nomes do skate brasileiro, como o medalhista olímpico Augusto Akio.

Cerca de 20 anos após a inauguração da Pista do Gaúcho, a prática da atividade se expandiu pela cidade e Curitiba ficou conhecida como a capital brasileira do skate.

Décadas depois, a cidade conta com 35 pistas públicas para a prática da modalidade – a mais recente inaugurada em março deste ano.

Pista de skate do gaúcho em 2022 — Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura decretou luto

Por meio das redes sociais, o prefeito Rafael Greca lamentou a morte do arquiteto e destacou os interesses e o cuidado de Tomizawa com a cidade.

"Era entusiasta da sustentabilidade, do design urbano, dos Parques de Curitiba. Concebeu vários equipamentos e peças do mobiliário urbano", relembrou Greca.

O prefeito decretou um dia de luto oficial.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!