Por Mariah Colombo, g1 PR — Curitiba


Hipopótamo é treinado para abrir a boca e ter dentes cuidados no zoológico de Curitiba

Hipopótamo é treinado para abrir a boca e ter dentes cuidados no zoológico de Curitiba

Uma equipe do Zoológico de Curitiba ensinou um hipopótamo a manter a boca aberta para que pudessem cuidar da saúde bucal do animal.

Com um maço de capim, as mãos erguidas e o comando "boca", Dino, um hipopótamo com peso estimado de duas toneladas, fica em posição para que os "dentistas de hipopótamo" possam cumprir o trabalho de serrar os dentes dele. Assista no vídeo acima.

A bióloga e treinadora Vanessa Freire de Carvalho garante que a serra do dente não causa nenhum tipo de dor ao animal, inclusive, é necessária, porque o crescimento do dente canino de hipopótamos é contínuo.

Hipopótamo Dino passa por condicionamento para serra de canino no Zoológico de Curitiba — Foto: Divulgação

Na natureza, os hipopótamos passam naturalmente pelo processo de desbaste, ou seja, a corta de excessos. Ela pontua que esse desgaste pode acontecer de várias formas: por meio da pastagem, brigas por disputa territorial, batida do dente em pedras, entre outros.

Porém, no caso de Dino, o desbaste natural não é suficiente.

"No caso do Dino, não tem essa forma [natural], porque ele está em um ambiente controlado. Ele está no recinto, está protegido, não tem outros indivíduos para acontecer a briga. Então a gente precisa desbastar manualmente", explica Carvalho.

LEIA TAMBÉM:

Condicionamento

Bióloga fala sobre o processo de treinamento do hipopótamo

Bióloga fala sobre o processo de treinamento do hipopótamo

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, responsável pelo zoológico, o trabalho de condicionamento de Dino durou cerca de seis meses.

"A gente conseguiu que ele abrisse a boca quando ele visse o capim, a gente associou com o gesto de erguer a mão e ao vocal, que é 'boca'. Então a gente simultaneamente levantava a mão e falava a boca, e ele aprendeu que esse gesto é para abrir a boca", detalha Carvalho.

O hipopótamo mantém a boca aberta e só a fecha após ser recompensado com o maço de capim, comida preferida dele, como explica a bióloga.

"A gente fez teste com fruta, com abóbora, com folhas da cozinha, mas o alimento preferido dele foi o capim. O que faz sentido, porque ele pasta bastante na natureza", conta a bióloga.

Treino durou cerca de seis meses e usou capim, comida preferida de Dino — Foto: Divulgação

Depois de ensinar Dino a ficar com a boca aberta, a equipe passou a acostumá-lo com o toque da serra, e, para isso, os veterinários esfregavam objetos no dente do hipopótamo

Por ser um dente grande, a serra iniciou em novembro de 2023 e foi feita em várias sessões, sendo finalizada no fim de janeiro.

Força-tarefa

Dois dos profissionais envolvidos na serra do dente de Dino — Foto: Divulgação

Como explica Carvalho, todo o processo envolveu três veterinários além dela. A profissional Cláudia Terzian auxiliou no planejamento do condicionamento.

"Eu nunca tinha treinado um hipopótamo, então foi importante que ela, uma pessoa experiente na área, conseguisse me passar as informações de como começar esse condicionamento com segurança", explica Carvalho.

Outros dois veterinários que trabalham no zoológico, Marcelo Bonat e Manoel Javorouski, fizeram a serra do dente.

Cuidado e respeito

Vanessa Freire de Carvalho destaca que apesar da dimensão de Dino, não sentiu medo durante o processo. Porém, a equipe sempre manteve a cautela e o respeito pelo animal.

Para garantir a segurança, a equipe ficava separada do hipopótamo por um muro de pedra.

"A gente tinha uma distância segura e conseguia ir para trás caso ele avançasse ou fizesse alguma coisa, o que não aconteceu durante o condicionamento. Quando se trata de animais selvagens a gente tem que ter cuidado", reforça.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!